Pentágono promete envio imediato de armas à Ucrânia, se financiamento for aprovado

pentágono promete envio imediato de armas à ucrânia, se financiamento for aprovado

Ajuda pode ser enviada imediatamente, se pacote for aprovado

O Pentágono diz que pode enviar armas para a Ucrânia “numa questão de dias”, se o Congresso aprovar um projeto de lei de ajuda há muito adiado. A defesa norte-americana diz ter uma rede de locais de armazenamento nos EUA e na Europa que já contêm as munições e os componentes de defesa aérea de que Kiev necessita desesperadamente.

O diretor da CIA, Bill Burns, disse esta quinta-feira no Capitólio que “é fundamental agir depressa”. Acrescentou que, sem ajuda adicional dos EUA, a Ucrânia pode perder a guerra para a Rússia até ao final deste ano.

O Pentágono tem material pronto a ser transportado há vários meses, mas não o fez porque não tem dinheiro. Já gastou todo o financiamento que o Congresso tinha aprovado anteriormente para apoiar a Ucrânia e enviou mais de 44 mil milhões de euros em armas, manutenção, formação e peças de reposição desde a invasão em larga escala da Rússia em fevereiro de 2022. Em dezembro, o Pentágono estava com um défice de 10 mil milhões de dólares, porque vai custar mais agora para substituir os sistemas que enviou para o campo de batalha na Ucrânia.

Se o Congresso aprovar o projeto de lei, o Presidente Joe Biden disse que o assinará “imediatamente”, o que fará com que o Pentágono comece logo a enviar para a Ucrânia as armas que estão armazenadas.

Disse o major-general Pat Ryder, secretário de imprensa do Pentágono: “Os ucranianos demonstraram a sua resistência e coragem debaixo de fogo. Não temos razões para pensar que isso vai mudar. Mas também compreendemos a terrível situação que se vive neste momento e é por isso que, mais uma vez, gostaríamos muito de ver este suplemento aprovado. E gostaríamos muito de poder apressar esta assistência de segurança no volume que consideramos necessário para que tenha sucesso”.

O líder da maioria democrata no Senado, Chuck Schumer, esteve reunido com o primeiro-ministro ucraniano Denys Shmyhal na quinta-feira e prometeu que fará tudo o que puder para conseguir financiamento para a Ucrânia.

Esta reunião acontece na altura em que os republicanos da Câmara dos Representantes apresentam um novo pacote de projetos de lei sobre a ajuda dos EUA à Ucrânia e a Israel. O pacote de ajuda tem vindo a ser adiado durante vários meses, devido à oposição dos republicanos à continuação do financiamento da Ucrânia em tempo de guerra. A maior parte do pacote de ajuda de 61 mil milhões de dólares que está a ser discutido iria para a compra de armas e munições de fabricantes norte-americanos.

Novos ataques em Kherson

Entretanto, a região ucraniana de Kherson tem vindo a ser bombardeada pela artilharia russa e ainda por sistemas de foguetes de lançamento múltiplo, morteiros, aviões e explosivos lançados por drones.

Os mais recentes ataques atingiram os bairros de Dniprovskyi, Korabelnyi e Antonivka, em Kherson, e deixaram vários edifícios destruídos ou danificados.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World