Lista aponta Donald Trump como pior presidente da história norte-americana

lista aponta donald trump como pior presidente da história norte-americana

Dois cientistas políticos têm estado a trabalhar numa lista dos melhores presidentes da história dos Estados Unidos: o 44.º, Donald Trump, foi considerado o pior de todos após a avaliação de centena e meia de especialistas ligados à política norte-americana. Joe Biden, o mais provável oponente nas próximas eleições americanas, ocupa o 14.º lugar na lista liderada por Abraham Lincoln.

Justin Vaughn e Brandon Rottinghaus, das universidades de Houston e da Carolina do Sul, atualizaram a lista que vinham desenvolvendo numa altura em que estão lançadas as Presidenciais de 2024: os investigadores explicam ainda por que Joe Biden ficou à frente de Trump.

“O feito mais notável de Biden é o de ter conseguido resgatar a presidência de Donald Trump e ter voltado a um estilo de presidência mais tradicional, tentando agora manter a Casa Branca longe do seu predecessor no próximo outono”, explicaram Vaughn e Rottinghaus ao LA Times.

Para conseguir uma lista de 45 presidentes, os investigadores contaram com a colaboração de 154 especialistas da Associação Americana de Ciência Política. Na nova atualização da lista são poucas as mudanças: Trump mantém-se em último e Abraham Lincoln continua primeiro.

Lincoln presidiu aos Estados Unidos entre 1861 e 1865 e foi o 16.º presidente norte-americano. Venceu a Guerra Civil que opôs o norte ao sul e terminou com a escravatura.

Seguem-lhe Frank Roosevelt, presidente durante a Grande Depressão e II Grande Guerra Mundial, em terceiro está George Washington, primeiro presidente dos Estados Unidos, seguido de Teddy Roosevelt, Thomas Jefferson e Harry Truman.

Barack Obama, o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, subiu ao sétimo lugar da lista.

As maiores descidas foram as dos presidentes Andrew Jackson e Woodrow Wilson, devido à forma como lidaram com questões raciais durante as respetivas presidências. “As suas reputações sofreram muito nos últimos anos, já que a política moderna é mais dura com as presidências do século XIX e XX, especialmente pelo tratamento inaceitável das minorias”, explicam os autores.

O último lugar de Donald Trump explica-se pela maneira divisiva como liderou os Estados Unidos e a tática usada para voltar à presidência. O ataque ao Capitólio a 6 de janeiro de 2021 também tem grande peso no lugar que ocupa na lista.

“O impacto de Trump vai muito além do seu lugar na lista e do de Biden. Todos os seus contemporâneos democratas subiram lugares – Barack Obama para sétimo, Bill Clinton para décimo segundo e até Jimmy Carter subiu para vigésimo segundo”.

“Sim, estes presidentes tiveram bons feitos, como expandir o acesso à saúde e trabalharem numa solução para terminar conflitos no Médio Oriente e têm entre si dois prémios Nobel. Mas olhando para os falhanços da governação dos três, as subidas não estarão relacionadas com as suas administrações mas sim um bónus por nenhum deles ser Trump ou membro do seu partido”, acrescentaram os autores do estudo.

Esta afirmação é confirmada pelo facto de alguns dos presidentes republicanos mais recentes também terem descido de lugar, como foi o caso de George HW Bush e até de Ronald Reagan.

Os autores admitiram que os especialistas costumam ser tendencialmente de esquerda mas deixaram um aviso a Donald Trump: “O que estes resultados sugerem não é apenas uma ênfase na filiação partidária do presidente mas também a urgência de ter um presidente fiel às normas políticas e institucionais como critério para o que faz de um presidente “bom”.

“Em relação aos americanos que vão votar nas próximas presidências de novembro, eles encontram-se numa posição rara, já que sabem como os dois candidatos se comportaram na Casa Branca”, concluíram Justin Vaughn e Brandon Rottinghaus.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World