Democracia e o anátema da corrupção

Estaremos, de facto, aptos a prevenir e reprimir os fenómenos de natureza corruptiva, não permitindo que estes desqualifiquem a nossa democracia?

democracia e o anátema da corrupção

Democracia e o anátema da corrupção

Sabemos que, por justaposição a regimes autocráticos (sempre mais desafiadores para a mobilização social contra a corrupção, e nos quais vivem 68% da população mundial…), as democracias consolidadas tendem a apresentar níveis inferiores de corrupção.

Mas certo é que nem sempre a corrupção percecionada pelos cidadãos, corresponde a cifras, pelo menos aproximadas, do que possa ser a realidade e essa, em Portugal, neste conspecto, está por apurar.

Ainda que possamos considerar, que cinquenta anos depois, Portugal é uma democracia consolidada, estaremos, de facto, aptos a prevenir e reprimir os fenómenos de natureza corruptiva, na sociedade portuguesa, não permitindo que estes desqualifiquem a nossa democracia?

Nas democracias maduras, saudáveis e modernas, o poder conferido pelos cidadãos aos seus governantes é limitado por regras formais, a que estes, voluntariamente, aderem. Poder esse que nos é devolvido, nomeadamente, nos momentos eleitorais. É nesse (atual) contexto, que não nos podemos deixar contaminar por kamikazes políticos, que não hesitam em papaguear tautologicamente oxímoros até à exaustão, e em utilizar a bandeira das perceções que a sociedade tem da corrupção, para salvar Portugal de todos os males.

À medida que os poderes pilares das sociedades democráticas – e.g. executivo, legislativo e judicial – vão sendo estabilizados e as instituições reforçadas, tende a aumentar a perceção que os cidadãos, agora com melhor acesso à informação (e também à desinformação), têm da corrupção. Mas é ainda a antiga noção de separação de poderes, com os seus freios e contrapesos, que assegura eleições livres e justas e controlo judicial, limitativo de práticas desonestas, radicadas no pecado original das ligações entre os setores público e privado. Apesar de, neste capítulo, nem tudo estar feito, como alerta o GRECO. Arrume-se, portanto, primeiro a casa, lidere-se pelo exemplo e respeitem-se os votos de confiança dados pelo povo.

O processo de consolidação de uma democracia é um contínuo frágil. Envolve avanços e perigosos recuos, muitas vezes em blasfematória defesa da sua qualidade. Não é a democracia (ou o grau de desenvolvimento da mesma) a responsável pelos níveis de corrupção que um país apresenta, mas antes, a maturidade das suas instituições, dos diversos atores e dos processos escolhidos de autorregulação. Dito de outro modo: é na interseção da accountability (responsabilização) horizontal – associada à existência de mecanismos formais instalados no e pelo governo, de monitorização da boa governação, e vertical – aquela que os políticos devolvem ciclicamente aos cidadãos, que residirá o esteio proveitoso.

É nesse ponto, a que não pode corresponder um nó górdio, que a nossa responsabilidade existe: a de não desperdiçar a oportunidade que só a democracia nos dá, de não defraudar as nossas próprias expetativas. Amadureçamos a nossa consciência política, mitiguemos a nossa apatia e descrença, recusemos travestidos salvadores da Pátria e valorizemos o duro caminho percorrido por outros, para que hoje aqui estejamos.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World