Que leis do tabaco estão em vigor? E o que posso fazer para deixar de fumar?

No episódio longo do Minuto Consumidor desta semana, recuperamos as leis do tabaco que entraram, efetivamente, em vigor e a especialista Dulce Ricardo, da DECO Proteste, deixa alguns conselhos a quem quer deixar de fumar, neste espaço dedicado a responder às dúvidas dos consumidores

que leis do tabaco estão em vigor? e o que posso fazer para deixar de fumar?

Que leis do tabaco estão em vigor? E o que posso fazer para deixar de fumar?

A nova lei do tabaco iria entrar em vigor em outubro do ano passado, mas a grande maioria das regras ficaram pelo caminho.

Com a lei publicada a 15 de janeiro deste ano o tabaco aquecido passou a estar no mesmo patamar que o tabaco convencional, seja em odores, sabores ou aromatizantes. Esta equiparação foi necessária, uma vez que a lei anteriormente em vigor, de 29 de junho de 2022, isentava os produtos de tabaco aquecido de algumas regras do consumo de tabaco, como os cigarros com aromas distintivos.

As embalagens de tabaco aquecido têm agora de ter advertências de saúde em texto. As advertências de saúde com texto e fotografias devem apenas constar dos cigarros, do tabaco de enrolar, do tabaco para cachimbo de água.

Apesar da lei já se encontrar em vigor desde o dia 16 de janeiro, está garantido o escoamento dos stocks até ao prazo de validade do produto, ou seja, têm de ter sido introduzidos no mercado antes do dia 16 de janeiro de 2024.

Todas as outras regras não avançaram, ou seja, as restrições às máquinas de venda automática e aos locais onde não seria permitido fumar, ficaram pelo caminho.

Podem também continuar a ser criadas novas zonas reservadas a fumadores, uma vez que não é permitido fumar dentro de estabelecimentos.

O negócio do tabaco fatura vários milhões de euros por dia em Portugal, com uma elevada contribuição fiscal. No Orçamento do Estado para 2024 foi anunciado o agravamento da carga fiscal sobre os cigarros e similares, que poderá vir a custar mais 177 milhões de euros aos fumadores portugueses.

O Governo estima encaixar mais 14,7%, face a 2023, com os impostos que incidem sobre o tabaco, num total de 1696,9 milhões de euros. Mas tendo em conta as eleições legislativas antecipadas, a medida inscrita no OE 2024 pode não vir a ser implementada.

Segundo a Deco Proteste, fumar reduz a esperança média de vida e aumenta os riscos de diversas doenças, nomeadamente o cancro do pulmão, cancro da boca e uma série de doenças crónicas.

A especialista da Deco Proteste deixa alguns conselhos para facilitar o processo de deixar de fumar:

  • Forte motivação que pode derivar de um período de vida com menos stress;
  • Ter um parceiro que o acompanhe neste processo;
  • Beber mais água;
  • Consumir mais fibra;
  • Ocupar as mãos com outros objetos;
  • Fazer mais exercício físico;
  • E ter uma alimentação saudável.

O “Minuto Consumidor” é um projeto onde procuramos, todas as semanas, responder às suas duvidas. Para acompanhar no Expresso Online e na antena da SIC Noticias, com o apoio da DECO PROteste. Saber é poder! Junte-se à comunidade de simpatizantes da DECO PROteste em DECO Proteste simpatizantes

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World