Quantos países existem no mundo? Depende de quem os contar.

quantos países existem no mundo? depende de quem os contar.

banderas 62cfd3af

Existem perguntas que, à primeira vista, parecem fáceis de responder, mas na verdade, a sua resolução é complexa e tudo depende de circunstâncias específicas. Vejamos, por exemplo, a pergunta: quantos países existem no mundo? A resposta para esta questão varia dependendo de quem os contar. Não obstante, antes de prosseguirmos, há que ter em conta que todos os argumentos esgrimidos pelos diferentes organismos são válidos e podem, simultaneamente, estar errados. O segredo está nos matizes proporcionados pelas aspas: existem “países” e países, que são aqueles reconhecidos internacionalmente por todos. Portanto, como se define ao certo um país?

CONDIções mínimas PARA um PAÍS ser RECONheCIDO COMO TAL

  • Deve ter um território definido;
  • Deve ser habitado com algum grau de permanência; 
  • Deve possuir instituições políticas e governo próprio; 
  • Deve ser reconhecido por outros estados soberanos como país independente;
  • Deve interagir diplomaticamente com outros países. 

Segundo os dois últimos critérios, por exemplo, a auta-proclamada República de Artsaque (mais conhecida por Nagorno-Karabakh, região em território azeri mas povoada por uma maioria arménia) não pode ser considerada um país, uma vez que não é reconhecida por nenhuma organização internacional ou nenhum país como independente – nem sequer pela Arménia.

QUANTOS PAÍSES existem no mundo segundo a ONU?

Em termos práticos, há que ver o que diz a Organização das Nações Unidas (ONU). A ONU parece ser a principal referência para saber o número de países existentes no mundo. Desde a sua criação, em 1945, o número de estados-membros passou dos 51 países originais para os 193 estados actuais. A República do Sudão do Sul foi o último país a ser integrado (2011). Para chegar a este número, há que contar também com a Palestina e o Vaticano como estados observadores não-membros, ou seja, que podem participar e observar, mas não votar na Assembleia Geral.

Sendo assim, entre países membros e países observadores, a ONU contabiliza 195 países em todo o mundo. No entanto, também aqui existem condicionantes de natureza geopolítica que fazem com que a Palestina não seja reconhecida como estado soberano por alguns membros da ONU, tal como o Kosovo, fazendo com que o número reconhecido por muitos seja 194.

Do ESTATUTO RIGoROSO DA ONU à FLEXIBILIDADe DEsPORTIVA

As formalidades para integrar um novo país parecem simples. Na prática, porém, dão origem a uma dança de relações e de interesses tão complicada como uma partida de Risk: a inclusão de um país na ONU tem de ser aprovada por um mínimo de nove dos 15 membros do Conselho de segurança, sem que nenhum dos cinco membros permanentes (China, Estados Unidos da América, Reino Unido, França e Rússia) exerça o seu direito de veto. Por conseguinte, existem países com: reconhecimento internacional limitado; reconhecimento por um ou vários membros da ONU; nenhum; ou por estados que não são membros da ONU. Existem onze “países” nesse limbo, incluindo Taiwan, Saara Ocidental ou Ossétia do Sul. Se os incluirmos no índice, o número total de países do mundo seria 206.

Se em vez da ONU, contarmos os países pelo Comité Olímpico Internacional (COI), a lista aumenta. Talvez por considerarem que todos os países merecem o sonho de ganhar uma ou várias medalhas. Ou talvez porque foi fundado em 1894 e isso dá-lhes perspectiva histórica suficiente para saber que os países vão e vêm e que as fronteiras do mapa do mundo se podem apagar com um golpe de trincheira. Assim, nos últimos Jogos Olímpicos de Tóquio (2020-2021), competiram 204 países. Contudo, se o coronavírus tivesse deixado a Coreia do Norte e a Guiné-Conacri participar teriam sido 206. E se a Rússia não tivesse sido excluída por doping, os seus atletas teriam competido sob uma bandeira neutra e as siglas do Comité Olímpico Russo (ROC), e o número final teria sido 207. Será o slogan “jogos abertos de par em par” a determinar quantas bandeiras irão desfilar na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, a 26 de Julho de 2024.

Outras organizações elevam ainda mais o número de países que existem no mundo. Nocaso da FIFA, são 211 federações de futebol, tendo sido o Kosovo e Gibraltar as últimas a entrar. As Ilhas Faroé, por exemplo, são uma federação independente da Dinamarca. Em qualquer dos casos, são menos quatro do que na Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), que conta com 215 federações nacionais, divididas por cinco federações continentais.

A questão de quantos países existem no mundo pode complicar-se ainda mais se quisermos: a Organização Mundial da Agricultura e Alimentação conta com 194 países membros, dois membros associados e uma organização membro, a União Europeia, para negociar acordos e debater políticas. O Fundo Monetário Internacional (FMI) é formado por 184 países. A Organização Internacional do Trabalho conta, por sua vez, com 187 países. A Organização Mundial do Turismo (OMT-UNWTO) tem 160 estados-membros, seis membros associados e dois observadores. Quantos países existem no mundo? Depende…

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World