PS5 Pro: O processador é o mesmo, mas tem diferenças!

microsoft, ps5 pro: o processador é o mesmo, mas tem diferenças!

A PlayStation 5 Pro vai ser uma realidade em Outubro ou Novembro de 2024, é cada vez mais certo que isso vai acontecer. Aliás, a consola é tão uma certeza, que até já tivemos acesso a muitas das especificações técnicas da mesma, onde temos de salientar o mesmo CPU baseado na arquitetura Zen 2 da […]

A PlayStation 5 Pro vai ser uma realidade em Outubro ou Novembro de 2024, é cada vez mais certo que isso vai acontecer.

Aliás, a consola é tão uma certeza, que até já tivemos acesso a muitas das especificações técnicas da mesma, onde temos de salientar o mesmo CPU baseado na arquitetura Zen 2 da AMD, isto enquanto o GPU deverá dar um salto para uma arquitetura híbrida RDNA3~4, com acesso a muitas novas funcionalidades e capacidades de processamento gráfico.

Sim, vamos encontrar os mesmos exatos 8 núcleos Zen 2 que já podemos encontrar na PS5 original e PS5 Slim. Porém, a Sony vai investir em processadores mais eficientes, ao saltar dos 6nm para os 4nm. Vai haver espaço para “puxar” mais.

PS5 Pro: O processador é o mesmo, mas tem diferenças!

microsoft, ps5 pro: o processador é o mesmo, mas tem diferenças!

ps5, PlayStation 5, PlayStation 5 a fazer barulho

Portanto, como deve saber, apesar das muitas similaridades entre as consolas modernas e um PC tradicional, a realidade é que tanto a Sony como a Microsoft utilizam um SoC (System on a Chip) tal e qual como acontece num qualquer smartphone ou tablet, isto em vez de optar por um CPU, GPU, RAM, etc… Tudo separado dentro do corpo da consola.

É mais simples, é mais barato, e é assim que as coisas funcionam no mundo da tecnologia.

Dito isto, como a Sony vai apostar num GPU muito mais recente e capaz, todo o SoC vai ter de mudar. Sim, é verdade que a Sony vai continuar a apostar em 8 núcleos de processamento Zen 2. Porém, vão ser núcleos Zen 2 muito mais densos, com o novo SoC a ser baseado no processo de produção de 4nm da TSMC, em vez do atual processo de 6nm que anda a dar vida às consolas PS5 Slim.

Isto significa que o SoC vai ser mais pequeno, vai ser mais fresco, e vai também ter possibilidade para alcançar novos níveis de performance. É exatamente por isso que os rumores apontam para um aumento de mais ou menos 10% na frequência do CPU. Mas… Pode existir espaço para mais.

Quanto ao preço da consola, como já dissemos várias vezes, não acreditamos que a Sony lance uma PS5 Pro extremamente cara. É muito provável que a atual PS5 Slim baixe significativamente de preço, e que claro, a nova PS5 Pro venha ocupar o mesmo espaço da atual PS5 com leitor Blu-Ray. No máximo, vai ser 50€ mais cara.

O que pensa sobre tudo isto? Vai comprar uma PS5 Pro? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World