Primeira edição do Women's Prize para não-ficção anuncia seis finalistas

“Poderosos e impressionantes”, escritos com “beleza e originalidade”, são os seis livros finalistas da edição inaugural do Women’s Prize para obras de não-ficção, que abordam temas como arte, religião, História e Inteligência Artificial (IA), anunciou a organização do prémio.

primeira edição do women's prize para não-ficção anuncia seis finalistas

“Poderosos e impressionantes”, escritos com “beleza e originalidade”, são os seis livros finalistas da edição inaugural do Women’s Prize para obras de não-ficção, que abordam temas como arte, religião, História e Inteligência Artificial (IA), anunciou a organização do prémio.

O prémio literário Women’s Prize for Non-Fiction foi criado em 2023, sendo este o primeiro ano em que será atribuído. A lista de finalistas foi anunciada na quarta-feira ao inicio da noite e contempla livros “diversos em termos de temas, mas unidos pela sua originalidade”.

‘Thunderclap: A Memoir of Art and Life and Sudden Death’, de Laura Cumming, ‘Doppelganger: A Trip Into the Mirror World’, de Naomi Klein, ‘A Flat Place’, de Noreen Masud, ‘All That She Carried: The Journey of Ashley’s Sack, a Black Family Keepsake’, de Tiya Miles, ‘Code Dependent: Living in the Shadow of AI’, de Madhumita Murgia, e ‘How to Say Babylon: A Jamaican Memoir’, de Safiya Sinclair, são os candidatos ao primeiro prémio para não-ficção do Women’s Prize.

“A nossa magnífica lista de pré-selecionados é composta por seis livros poderosos e impressionantes que se caracterizam pelo brilhantismo e beleza da sua escrita e que oferecem, cada um deles, uma perspetiva única e original”, considerou a presidente do júri.

Segundo Suzannah Lipscomb, também escritora, “os leitores destes livros nunca mais voltarão a ver o mundo – seja através da arte, da história, da paisagem, da política, da religião ou da tecnologia – da mesma forma”.

Os livros escolhidos tratam um vasto leque de assuntos, desde autobiografia, a religião, passando pela arte, História, IA, redes sociais e política, mas une-os “a originalidade da sua voz e a capacidade de transformar ideias complexas e traumas pessoais numa prosa inventiva, convincente e envolvente”, descrevem os promotores do prémio na sua página oficial.

Estas obras levam os leitores a novos lugares e introduzem novas perspetivas, “oferecendo uma lente alternativa através da qual podemos examinar o nosso passado, presente e futuro iminente”, acrescentam.

O Women’s Prize for fiction, que distingue obras de ficção de mulheres escritoras, foi criado em 1992, em Londres, capital britânica, por um grupo de homens e mulheres jornalistas, críticos, agentes, editores, bibliotecários e livreiros, como resposta ao facto de, no ano anterior, a lista de finalistas do prestigiado prémio literário Booker não ter incluído uma única mulher.

Em 1992, apenas 10% das finalistas ao Booker Prize tinham sido mulheres.

O Women’s Prize for Non-Fiction é um prémio para obras de não-ficção escritas por mulheres, um “prémio irmão” do Women’s Prize for Fiction, que foi anunciado em fevereiro de 2023 e será atribuído pela primeira vez em 2024, para livros publicados no ano anterior.

O prémio principal tem o valor de 30.000 libras (cerca de 35 mil euors) e será financiado durante três anos pelo Charlotte Aitken Trust, um fundo criado pelo agente literário Gillon Aitken (1938-2016) em nome da sua única filha, Charlotte, que morreu em 2011, com 27 anos.

O vencedor do prémio será anunciado a 13 de junho, um dia depois de ser conhecida a obra vencedora do Women’s Prize for Fiction.

Leia Também: Divulgados os 16 romances candidatos ao Women’s Prize for Fiction 2024

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World