Presidente do México defende petróleo e alerta para transição energética

O Presidente do México defendeu o petróleo como motor do “progresso dos povos”, ao mesmo tempo que alertou para os riscos de uma transição energética demasiado apressada.

presidente do méxico defende petróleo e alerta para transição energética

O Presidente do México defendeu o petróleo como motor do “progresso dos povos”, ao mesmo tempo que alertou para os riscos de uma transição energética demasiado apressada.

“No México e no mundo, o petróleo sempre despertou cobiça, gerou opressão, violência e subjugação, mas também significou progresso, justiça, patriotismo e bem-estar para o povo”, disse Andrés Manuel López Obrador, num discurso proferido na segunda-feira para assinalar o aniversário da ‘Expropiación Petrolera’.

Há 86 anos, o então Presidente mexicano Lázaro Cárdenas expropriou o petróleo das empresas privadas estrangeiras e tornou o produto propriedade do México, uma data assinalada com um feriado no país da América do Norte.

López Obrador considerou Cárdenas como uma das suas grandes referências, sublinhando que o petróleo do México “sempre foi uma tentação para os seus e, sobretudo, para os estrangeiros”.

Sobre as posições que defendem o fim do uso de combustíveis fósseis e a substituição por energias limpas e renováveis, o governante deixou um aviso: “devemos calcular bem o momento dessa transição energética para que o México não volte a ficar dependente do exterior, deixando de investir na extração de petróleo e na produção de gasolina e combustíveis antecipadamente”.

A Comissão Federal de Eletricidade (CFE) mexicana adquiriu recentemente 13 centrais da empresa energética espanhola Iberdrola, no que o Presidente descreveu como um novo “ato de nacionalização”.

Há duas semanas, o candidato presidencial da oposição, Xóchitl Gálvez, prometeu fechar as refinarias de Cadereyta e Ciudad Madero, ambas no nordeste do México, por causa dos poluentes.

“Enquanto não tivermos a certeza absoluta de que podemos substituir o petróleo sem dificuldade e num curto espaço de tempo, vamos continuar com a estratégia que adotámos”, salientou, num evento na Torre Pemex, sede da Petróleos Mexicanos, na capital mexicana.

Em janeiro, o presidente da petrolífera mexicana, Octavio Romero Oropeza, disse que o Governo de López Obrador tinha investido, desde dezembro de 2018, cerca de 574 mil milhões de pesos (mais de 31 mil milhões de euros) na Pemex.

Este investimento inclui a reabilitação das seis refinarias existentes, a aquisição da refinaria Deer Park nos Estados Unidos e a construção da nova refinaria Dos Bocas, no sudeste do México.

Em novembro de 2018, a Pemex produzia 300 mil barris por dia de gasolina, gasóleo e combustível para aviões. No ano passado, produziu 655 mil, de acordo com as autoridades.

Leia Também: México. Centenas de pessoas comemoraram Dia do Sono com ‘sesta em massa’

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World