Portugueses entre os mais pró-UE e querem adesão da Ucrânia

portugueses entre os mais pró-ue e querem adesão da ucrânia

TIAGO PETINGA/LUSA

Lisboa, 08 mai 2024 (Lusa) – Portugal está entre os países mais pró-União Europeia (UE), apoia sobretudo a adesão da Ucrânia e defende mais decisões sobre o conflito israelo-palestiniano, segundo o Barómetro da Política Europeia divulgado hoje.

O estudo, realizado para a Fundação Francisco Manuel dos Santos no início de 2024 através de 1.107 entrevistas a residentes de Portugal Continental com 18 ou mais anos, foi divulgado na véspera do Dia da Europa.

A percentagem de inquiridos que diz que Portugal beneficiou da adesão ao espaço comunitário atingiu um “máximo histórico”, com respostas acima dos 90% a uma questão que tem sido colocada em eurobarómetros desde 1986, enquanto o apoio ao euro, questionado desde 2009, é afirmado por mais de 70%.

Sobre a imagem das instituições europeias, foi recordada a trajetória descendente de avaliação entre 2000 e os anos da crise económica, existindo agora uma imagem positiva (52,3%) do Parlamento Europeu (PE), Comissão Europeia (CE) e Banco Central Europeu.

Portugal (com uma média de 56,3% entre 2000 e 2023) também demonstra confiança nas instituições acima da média europeia (50,7%), o que traduz, segundo o estudo, a posição do país entre os Estados mais pró europeus.

“A confiança nas instituições políticas europeias é largamente superior à confiança nas instituições nacionais, como o Parlamento ou o Governo”, lê-se no estudo, que mostra que cerca de um em cada três inquirido diz confiar a nível nacional contra os cerca de dois em três que manifestam confiança no PE e na CE.

As mulheres e os inquiridos com idade com 55 ou mais anos e os com formação de nível superior tendem a avaliar melhor a imagem das instituições europeias e a confiar mais nelas.

Porém, quanto à ação das instituições face a desafios, a resposta é mais negativa, com maior insatisfação demonstrada em relação à redução da pobreza e das desigualdades, o conflito israelo-palestiniano, “assuntos em relação aos quais menos de um terço se dizem satisfeitos” com a resposta comunitária.

A insatisfação maior é registada entre os mais jovens, inquiridos com menor escolaridade e os que se situam ideologicamente à direita.

Os inquridos defenderam maior tomada de decisão europeia quanto ao conflito entre israelitas e palestinianos, imigração proveniente de países terceiros, alterações climáticas e Guerra da Ucrânia, sendo a preferência para decisões nacionais os temas como a pobreza e as desigualdades.

Mais adesões aos 27 são apoiadas por 44,5% dos inquiridos e têm oposição de 38,8%, com a Ucrânia (58%) a recolher o maior número de preferências.

À pergunta sobre influência nas decisões da UE em termos de países, 74,5% aponta a Alemanha, seguindo-se as menções a França (13,3%) e à Bélgica (2,3%).

Mais de 83% indicam que a UE deve ter o direito de expulsar membros cujos governos desrespeitem regularmente os princípios democráticos e quase metade considera que atualmente há países que não respeitam esses princípios (48,2%), designadamente Hungria em termos de valores democráticos e direitos humanos. Portugal é mencionado por 3,3% neste capítulo, à frente à Polónia (3%).

Neste quadro, mais de 90% dos inquiridos defendem que a concessão de fundos deve estar condicionada ao respeito pelo Estado de direito e princípios democráticos.

Os dados mostram ainda que mais de 76% dos inquiridos em solo nacional sabem que a Suíça não integra a UE e que há 27 estados-membros, enquanto o maior desconhecimento prende-se com a data de adesão, nomes de eurodeputados portugueses e da presidente da Comissão Europeia.

De um modo geral, os inquiridos admitem não ter muito conhecimento sobre a atividade do Parlamento Europeu e “pouco mais de 50%” afirma que os eurodeputados representam bem ou muito bem os interesses nacionais, segundo o inquérito.

No caso de um hipotético referendo realizado amanhã sobre a adesão de Portugal à UE, 84,5% respondeu sim.

A confiança, o apoio e o conhecimento sobre a UE são maiores entre quem concluiu o ensino superior, os mais jovens e os mais velhos que se lembram do país antes da adesão. Os inquiridos à esquerda e as mulheres tendem a ter uma visão mais positiva.

Já os que advogam posições populistas tendem a ser mais pessimistas e negativos sobre o espaço comunitário.

Os portugueses também preferiam ver maior influência do governo nacional e dos eurodeputados em contraste com as grandes empresas multinacionais e altos funcionários.

PL // PDF

Lusa/fim

OTHER NEWS

11 minutes ago

The young SS "helpers" at Auschwitz concentration camp

11 minutes ago

Tripathi the link at No. 3 SRH had been missing

14 minutes ago

Vancouver Canucks’ Brock Boeser out for Game 7 against Oilers: reports

14 minutes ago

Montreal venue owners support 24-hour party district — with reservations

15 minutes ago

The Block star Luke Neuwen shares shocking photos of a worksite accident that landed the carpenter in hospital

16 minutes ago

NYC-Dublin portal reopens with limited hours, new guardrails to deter shenanigans

17 minutes ago

Schauffele wins first major at PGA Championship in a thriller at Valhalla

17 minutes ago

Mikel Arteta addresses Arsenal crowd after near miss with powerful message - "don't be sad"

17 minutes ago

Ford CEO open to Mustang sedan and hybrid, but not an EV

17 minutes ago

Take A Trip To A Beautiful Greek Island With Netflix's 'Maestro in Blue'

17 minutes ago

King has achieved so much at Highgrove Gardens

17 minutes ago

Slovak prime minister remains in 'serious' condition but worst fears have 'passed', minister says

17 minutes ago

Childhood Garfield fan Chris Pratt says being picked to star in film ‘surreal’

18 minutes ago

Which Cars Have Chevy's LT-1 Engine Under The Hood & How Much HP Does It Have?

18 minutes ago

Purification system aims to make canal water drinkable

18 minutes ago

Another Cordlife director arrested amid probe into mishandling of cord blood units

19 minutes ago

Early voting for May 28 primary runoff elections will go on, despite storm damage

22 minutes ago

Video: At least three U.S. citizens - feared to be CIA agents - are arrested in Congo after failed coup: Three people killed in shootout at presidential palace and home of close ally

22 minutes ago

Jennifer Lopez and Ben Affleck arrive SEPARATELY for cinema event with kids but keep wedding rings ON amid divorce rumors... and his ex Jennifer Garner is there too

22 minutes ago

Florida mom is arrested in Turks and Caicos for ammo in suitcase - the fifth American tourist detained on the islands this year over bullets in their bags

23 minutes ago

Why Oleksandr Usyk will be stripped of one world title despite stunning Fury win

23 minutes ago

Archive: Hunter, Caps Teammates Believed 21-Game Suspension For Turgeon Hit Was Too Harsh

23 minutes ago

Toronto-St. Paul's federal by-election will challenge Liberal stronghold, say pollsters

23 minutes ago

Soccer-Brazil add three players to Copa America squad, injured Ederson replaced

23 minutes ago

De Rozario’s final goal for Paris

23 minutes ago

The Guardiola supremacy: how City became too good for their own good

23 minutes ago

'Terrifying' For League to See Chiefs Get Better in 2024

24 minutes ago

Nazi's photo album shows life of a top Auschwitz officer

24 minutes ago

'Deeply concerning': Effect of social media on mental health raising concerns

24 minutes ago

Led by John Herdman, resurgent Toronto FC putting recent dismal past behind it

24 minutes ago

Bills 'Haven't Changed That Much' After Offseason Dealings

24 minutes ago

Labor budget gets lukewarm response, migration slammed

24 minutes ago

Schauffele wins thriller at Valhalla for first major at PGA Championship

25 minutes ago

Xander Schauffele wins PGA Championship for first major

25 minutes ago

Xander Schauffele hails ‘awesome’ birdie that clinched first major title

28 minutes ago

Video: Demi Moore stuns in an extravagant silk gown as she joins glamorous Rosie Huntington-Whiteley and Alessandra Ambrosio at the 77th Cannes Film Festival premiere of The Substance

28 minutes ago

Video: Eva Longoria is sheer perfection in see-through sparkling gown as she joins glamorous Christina Milian at the 10th Global Gift Gala in Cannes

28 minutes ago

Video: ARSENAL NOTEBOOK: Carnival fever hits the Emirates before kick-off, fans are treated to final day drama and Jurrien Timber is rewarded for his hard work as Gunners are pipped to the title

28 minutes ago

Video: Demi Moore, 61, stuns in a black strapless dress as she joins stylish Margaret Qualley at The Substance photocall during Cannes Film Festival

28 minutes ago

Video: Antiques Roadshow guest is left shell-shocked by the valuation of her grandmother's childhood doll - which viewers branded 'creepy, sinister, and possibly possessed'

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch