Bangladesh proíbe a domesticação de elefantes selvagens e maus-tratos

bangladesh proíbe a domesticação de elefantes selvagens e maus-tratos

Bangladesh (AP)

O Supremo Tribunal do Bangladesh decidiu, num acórdão, que a domesticação de elefantes selvagens não é legal e advertiu contra o recurso à tortura ou aos maus-tratos destes animais, foi noticiado esta segunda-feira.

Esta sentença do tribunal veta, em concreto, a autorização de novas licenças e a renovação das já emitidas para a posse de elefantes de origem selvagem, e insta as autoridades a declarar ilegal esta prática, noticia o diário Dhaka Tribune.

A decisão baseia-se numa petição apresentada pelo ator Jaya Ahsan e a Fundação Gente pelo Bem-Estar Animal (PAW, na sigla em inglês).

A petição pedia o fim do uso de elefantes em circos, marchas e outros eventos, assim com o seu treino com técnicas que sejam consideradas tortura.

O jornal aponta que estes animais, quando são maltratados, reagem, provocando danos materiais e em pessoas.

Por outro lado, o grupo pelos direitos dos animais considera que estas práticas violam a Lei dos Animais Selvagens de 2021 e a Lei do Bem-Estar Animal de 2019.

O elefante asiático está incluído, desde 1986, na lista de espécies em perigo da União Internacional para a Conservação da Natureza, estimando-se que em 2019 existissem cerca de 50 mil exemplares.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World