Piratas informáticos garantem ter-se infiltrado na rede da KGB

Um grupo ativista de piratas informáticos da Bielorrússia garantiu hoje que se infiltrou na rede da principal agência de segurança do país, a KGB, e que acedeu a ficheiros pessoais de mais de 8.600 funcionários da organização.

piratas informáticos garantem ter-se infiltrado na rede da kgb

Um grupo ativista de piratas informáticos da Bielorrússia garantiu hoje que se infiltrou na rede da principal agência de segurança do país, a KGB, e que acedeu a ficheiros pessoais de mais de 8.600 funcionários da organização.

As autoridades bielorrussas não comentaram a alegação, mas o site da KGB, que ainda usa a designação soviética, abria hoje com uma página em branco e apenas a indicação de estar “em programação”.

No sentido de confirmar a sua alegação, o grupo bielorrusso Cyber-Partisans publicou uma lista dos administradores do site, a sua base de dados e registos de servidor no seu canal no Telegram.

A coordenadora do grupo, Yuliana Shametavets, disse à agência Associated Press, de Nova Iorque, que o ataque à KGB “foi uma resposta” ao chefe da agência, Ivan Tertel, que esta semana acusou publicamente o grupo de estar a planear ataques a infraestruturas críticas do país, incluindo a uma central nuclear.

“A KGB está a conduzir a maior repressão política da história do país e deve responder por isso. Trabalhamos para salvar as vidas dos bielorrussos e não para destruí-los, como fazem os repressivos serviços especiais do país”, acusou Shametavets.

Na semana passada, os Cyber-Partisans disseram ter entrado nos computadores da maior fábrica de fertilizantes do país para pressionar o governo para libertar prisioneiros políticos.

A empresa estatal Grodno Azot não comentou a alegação, mas a sua página encontra-se indisponível desde 17 de abril.

A Bielorrússia, um aliado próximo da Rússia, foi abalada por protestos massivos após uma eleição controversa em 2020 que deu ao presidente autoritário Alexander Lukashenko o seu sexto mandato numa votação denunciada como fraudulenta pelo Ocidente e pela oposição.

As autoridades ripostaram com a detenção de mais de 35 mil pessoas e muitas figuras importantes da oposição foram condenadas a longas penas de prisão, enquanto outras exilaram-se no estrangeiro.

OS Cyber-Partisans levaram a cabo vários ataques em grande escala a meios de comunicação estatais bielorrussos nos últimos quatro anos e, em 2022, invadiram três vezes o sistema das ferrovias do país e assumiram o controlo dos seus semáforos e sistemas de controlo, paralisando o trânsito de equipamento militar russo para a frente de combate na Ucrânia através da Bielorrússia.

Leia Também: Coreia do Sul acusa regime norte-coreano de ataques informáticos à Defesa

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World