PETRÓLEO-Preços caem com receios procura a superarem riscos oferta Médio Oriente

17 Abr (Reuters) – Os preços do petróleo caíram pela terceira sessão consecutiva, esta quarta-feira, com o provável aumento dos inventários comerciais dos Estados Unidos a influenciar, enquanto que os dados económicos mais fracos da China e as perspectivas reduzidas de cortes nas taxas de juro alimentaram receios sobre a procura global.

Os futuros do Brent para Junho caíam 0,21 dólares, ou 0,2%, para os 89,81 dólares por barril às 0915 TMG, enquanto que os futuros do crude norte-americano para Maio caíam 0,19 dólares, ou 0,2%, para os 85,17 dólares por barril.

Os preços do petróleo têm-se suavizado até agora esta semana, com os ventos contrários económicos a refrearem os ganhos das tensões geopolíticas, com os mercados atentos à forma como Israel poderá responder ao ataque do Irão no fim de semana.

Os analistas não esperam que o ataque sem precedentes de mísseis e drones do Irão contra Israel provoque sanções drásticas sobre as exportações de petróleo do Irão para os Estados Unidos.

Os principais responsáveis da Reserva Federal dos Estados Unidos, incluindo o presidente Jerome Powell, não deram, na terça-feira, qualquer orientação sobre o momento em que as taxas de juro poderão ser cortadas, frustrando as esperanças dos investidores de reduções significativas dos custos dos empréstimos este ano.

A taxa de inflação britânica abrandou menos que o esperado em Março, sinalizando que um primeiro corte nas taxas de juro pelo Banco de Inglaterra poderá também estar mais longe do que se pensava anteriormente.

No entanto, a inflação abrandou em toda a Zona Euro no mês passado, reforçando as expectativas de um corte nas taxas do Banco Central Europeu em Junho.

Na China, o maior importador de petróleo do mundo, a economia cresceu mais depressa que o esperado no primeiro trimestre, mas vários outros indicadores mostraram que a procura interna continua frágil.

Os inventários de crude dos Estados Unidos aumentaram cerca de 1,4 milhões de barris na semana passada, segundo uma pesquisa da Reuters. Os dados oficiais da Administração de Informação de Energia, braço estatístico do Departamento de Energia norte-americano, devem ser divulgados esta quarta-feira às 1430 TMG.

Por outro lado, a Tengizchevroil anunciou planos para a manutenção programada de um dos seis comboios de produção no campo petrolífero de Tengiz, no Cazaquistão, em Maio.

Texto integral em inglês: (Por Deep Kaushik Vakil; Tradução para português por Tiago Brandão, Gdansk Newsroom)

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World