Patriarca de Lisboa alerta para estado de "elevada fragilidade" do país

O patriarca de Lisboa, Rui Valério, apelou hoje a que “ninguém fique indiferente ao atual estado de elevada fragilidade” do país, que, podendo considerar-se “meramente conjuntural (…), para a vida real é sinónimo de mais pobreza e maiores dificuldades”.

Na homilia da Missa Crismal, perante os padres do Patriarcado de Lisboa, Rui Valério exortou-os a partilhar “a pobreza dos pobres” e a comungar do “sofrimento das vítimas de todas as formas de abusos”.

“Somente vos proponho sermos juntos a força da `esperança que salva`, na medida em que realizarmos o nosso sacerdócio na esteia da proximidade e da participação nas vicissitudes da humanidade”, acrescentou o bispo da diocese de Lisboa.

Para o clérigo, “a partilha da situação de cada pessoa, na realidade da sua existência, é (…) o modo mais pertinente de derramar o bálsamo da esperança para curar as feridas da desilusão, do desespero, do cansaço e do desalento que atingem hoje muitas pessoas”.

Na homilia, o patriarca de Lisboa quis também “descer ao concreto” e falou do “drama da guerra”, nomeadamente a que assola há mais de dois anos a Ucrânia, “barbaramente agredida pela Rússia”, e a “má-nova da Guerra na Terra Santa”.

“Não podemos, tão pouco, ignorar o sofrimento e o desamparo de tantas pessoas que, na sua condição de refugiados e migrantes, são vítimas de exploração e discriminações várias, mesmo entre nós”, acrescentou.

E referiu-se ainda aos “recentes índices sociológicos”, que “revelam que a pobreza real não cessa de aumentar, estando já a atingir não só as classes mais desfavorecidas, mas também a classe média”.

Para Rui Valério, esta “é uma profunda amargura, que turva o horizonte do mundo”.

A Missa Crismal é celebrada na Quinta-feira Santa na catedral de cada diocese, na qual são benzidos os óleos santos e é feita a renovação das promessas sacerdotais por parte dos padres perante o respetivo bispo.

A celebração desta manhã na Sé Catedral de Lisboa contou com a presença do Núncio Apostólico em Portugal, Ivo Scapolo, e do cardeal Manuel Clemente, patriarca emérito de Lisboa.

Segundo informação do Patriarcado, vivem e servem a diocese de Lisboa 284 padres diocesanos e 248 padres religiosos.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World