Porta-aviões francês regressa às operações no Mediterrâneo sob controlo da NATO

porta-aviões francês regressa às operações no mediterrâneo sob controlo da nato

KATIA CHRISTODOULOU/EPA

Toulon, 22 abr 2024 (Lusa) – Após oito meses de trabalho e testes no mar, o porta-aviões francês Charles-de-Gaulle partiu hoje do sudeste da França para seis semanas de operações no Mediterrâneo, estreando-se sob controlo operacional da NATO.

O navio da frota militar francesa, com os seus caças Rafale Marine, deixou o porto de Toulon por volta das 10:00 locais (09:00 de Lisboa), de acordo com a AFP.

O porta-aviões é escoltado por um submarino nuclear de ataque, fragatas e um navio de abastecimento, constituindo o “grupo aéreo naval” da França e o maior da Europa.

Quando a missão de duas semanas da NATO foi anunciada, o vice-almirante francês Didier Maleterre, segundo comandante do Comando Marítimo da NATO, sublinhou que a França poderia “num estalar de dedos recuperar o comando nacional durante as operações, se necessário”.

De 26 de abril a 10 de maio, o navio de guerra participará numa missão da NATO que envolve navios de vários países, incluindo Portugal, Estados Unidos, Grécia, Espanha e Itália, sob o comando do Estado-Maior marítimo, composto por quinze países, e dirigido por um vice-almirante americano.

A 25 de abril, na véspera da transferência de Charles-de-Gaulle para o controlo operacional da NATO, o porta-aviões acolherá também pela primeira vez a bordo uma conferência dos 32 embaixadores dos países membros da aliança, um sinal do reinvestimento da França na NATO.

No entanto, o anúncio de que o porta-aviões seria colocado sob o controlo da Aliança Atlântica foi criticado.

Em 12 de abril, o líder do partido França Insubmissa (LFI, coligação de partidos de esquerda e extrema-esquerda), Jean-Luc Mélenchon, criticou na rede social X a “vassalagem declarada” da França.

Como resposta, o ministro das Forças Armadas, Sébastien Lecornu, afirmou na mesma rede social que os franceses não devem ceder a mentiras, assegurando que “a França nunca perde o comando das suas forças colocadas sob a bandeira da NATO”.

“O nosso porta-aviões vai liderar esta missão conduzida com os nossos aliados”, disse Lecornu, acrescentando que são “os únicos europeus capazes de destacar um grupo de aeronaval desta envergadura”.

Com esta missão, o porta-aviões Charles-de-Gaulle, que transporta 1.900 tripulantes e 40 aeronaves, retomou as operações após o seu período de indisponibilidade para manutenção intermédia, que começou em maio de 2023, com oito meses de trabalho para “manter e modernizar as suas capacidades” e realizar testes no mar, de acordo com o ministério.

Segundo a Marinha Francesa, nas suas missões anteriores, o porta-aviões esteve envolvido nos compromissos da França com os países da União Europeia e da NATO, mas também trabalhou para combater a reconstituição das capacidades do grupo terrorista Estado islâmico no Médio Oriente.

MYCO/APN // APN

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World