Eleições na Galiza: Partido Popular fala em lição a Sánchez depois de vencer pela quinta maioria absoluta consecutiva

Para Cuca Gamarra, dirigente do Partido Popular, a nova maioria absoluta do partido e o “pior resultado de sempre” dos socialistas na Galiza são a prova de que a política de Sánchez “conta com a rejeição da sociedade espanhola”.

eleições na galiza: partido popular fala em lição a sánchez depois de vencer pela quinta maioria absoluta consecutiva

Eleições na Galiza: Partido Popular fala em lição a Sánchez depois de vencer pela quinta maioria absoluta consecutiva

O Partido Popular de Espanha (PP, direita) considerou que as eleições regionais na Galiza, que venceu com maioria absoluta, são “uma lição” para o primeiro-ministro, o socialista Pedro Sánchez, por “alimentar o independentismo”.

“A Galiza encarregou-se de enviar a primeira mensagem deste novo ciclo eleitoral”, disse a ‘número dois’ do PP, Cuca Gamarra, numa declaração em Madrid depois de se conhecerem os resultados das eleições galegas.

Para a dirigente do PP, a nova maioria absoluta do partido e o “pior resultado de sempre” dos socialistas na Galiza são a prova de que a política de Sánchez “conta com a rejeição da sociedade espanhola”.

Cuca Gamarra acusou o primeiro-ministro e líder do partido socialista espanhol (PSOE) de “alimentar o independentismo” só para tentar tirar o PP do poder na Galiza, numa referência ao Bloco Nacionalista Galego (BNG, esquerda).

O BNG foi o segundo partido mais votado e aspirava a liderar o governo regional numa coligação com os socialistas, num acordo pós-eleitoral que as duas formações assumiam fazer, caso o PP perdesse a maioria absoluta, como algumas sondagens durante a campanha sugeriam que poderia acontecer.

Por outro lado, estas eleições foram as primeiras em Espanha depois das legislativas nacionais de julho de 2023, em que o PP foi o mais votado, mas não conseguiu formar governo, por causa de alianças de Pedro Sánchez com partidos nacionalistas e independentistas, que o reconduziram como primeiro-ministro em troca de uma lei de amnistia para dirigentes separatistas da Catalunha.

“Este é um grande dia para este país. Espanha tinha muito em jogo na Galiza”, defendeu Cuca Gamarra.

Pedro Sánchez, numa mensagem na rede social X, deu os parabéns ao candidato do PP, Alfonso Rueda, e manifestou apoio ao candidato socialista, José Gomez Besteiro.

Numa declaração aos jornalistas em Madrid, a porta-voz do PSOE, Esther Peña, afirmou que “apesar de a esquerda crescer e de a direita retroceder, não foi suficiente para a mudança” na Galiza e “não foi um bom resultado”.

PP conseguiu a quinta maioria absoluta consecutiva na Galiza

Apesar da vitória, o PP perdeu terreno em relação às eleições anteriores e passou de 42 deputados para 40 no parlamento regional (são precisos pelo menos 38 para a maioria absoluta).

O BNG consolidou-se como segundo maior partido na Galiza, ao passar de 19 para 25 deputados e superar os 31% de votos, o melhor resultado de sempre dos nacionalistas.

Já os socialistas (PSdaG-PSOE) perderam votos e deputados, prejudicados pela concentração de voto à esquerda no BNG, e tiveram o pior resultado de sempre em eleições regionais galegas.

O PSdeG-PSOE passou de 14 para nove deputados e alcançou cerca de 14% dos votos.

O parlamento galego tinha até agora apenas estes três partidos representados, mas vai ter um quarto após estas eleições, um deputado da Democracia Ourensana, que governa na província e município de Ourense, onde tem acordos de governo com o PP.

O PP candidatou nestas eleições Alfonso Rueda, que assumiu a presidência da Xunta em 2022, quando Alberto Núñez Feijóo, a cara das quatro maiorias absolutas anteriores na Galiza, passou a líder nacional do partido.

Rueda, no discurso da vitória, agradeceu a confiança dos galegos e diz que vai começar a construir o futuro da região. Pediu ainda à oposição um trabalho em conjunto a partir de agora, considerando que venceu a Galiza “sem tensões, nem disputas, nem problemas”.

Ana Pontón, do BNG, admitiu alguma “deceção”, apesar do “resultado extraordinário” do partido, por ter sido insuficiente para “abrir um tempo novo” na Galiza.

A Galiza, na fronteira com o norte de Portugal, votou no domingo numa eleições autonómicas que tiveram uma participação de 67,30%, a maior desde 2009 e um aumento de 18,34 pontos percentuais em relação às anteriores, de 2020, que se realizaram em pandemia e ficaram marcadas pela abstenção de mais de metade dos eleitores.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World