Trocaram o seu router da NOS, MEO ou Vodafone? Faça isto!

trocaram o seu router da nos, meo ou vodafone? faça isto!

As tecnologias não param de evoluir. Prova disso é a aposta constante dos operadores portugueses em novos routers que prometem cada vez mais funcionalidades. Isto acontece especialmente com o Wi-Fi que se torna cada vez mais poderoso com o passar do tempo. No entanto há alguns cuidados que devemos ter. Assim se trocaram o seu […]

As tecnologias não param de evoluir. Prova disso é a aposta constante dos operadores portugueses em novos routers que prometem cada vez mais funcionalidades. Isto acontece especialmente com o Wi-Fi que se torna cada vez mais poderoso com o passar do tempo. No entanto há alguns cuidados que devemos ter. Assim se trocaram o seu router da NOS, Vodafone ou MEO faça isto!

Trocaram o seu router da NOS, MEO ou Vodafone? Faça isto!

Antes de olharmos para tudo o que deve fazer vamos falar sobre começar do zero. É tentador “clonar” as definições do seu router antigo e fazer tudo como fazia antes. De facto, adicionar uma série de dispositivos, como câmaras Wi-Fi e equipamentos domésticos inteligentes, à sua rede doméstica é um incómodo. Mas, do ponto de vista da segurança, não há nada tão bom como começar com uma rede completamente nova. De facto, é a única forma segura de expulsar as pessoas da sua rede Wi-Fi e garantir que está devidamente bloqueada. Inclusivamente em relação aos vizinhos. Sabemos que é um incómodo, mas existem algumas razões convincentes para começar de novo com um novo na rede Wi-Fi e palavra-passe.

trocaram o seu router da nos, meo ou vodafone? faça isto!

o router

Atualize a palavra-passe do administrador

A palavra-passe do administrador é um aspeto frequentemente ignorado da segurança do router. Muitos modelos têm as combinações de login e palavra-passe que vieram de origem. Como tal, é melhor alterar a palavra-passe predefinida para algo novo, para garantir que o acesso ao seu router não é tão simples como tentar uma combinação comum ou apenas ler o início de sessão diretamente no corpo do router. Faça mesmo isto se trocaram o seu router da NOS, Meo ou Vodafone.

Ative a melhor encriptação Wi-Fi

Os dispositivos Wi-Fi modernos são compatíveis com as normas de encriptação Wi-Fi mais antigas, mas isso não significa que deva continuar a utilizá-las só porque as utilizou no passado.

trocaram o seu router da nos, meo ou vodafone? faça isto!

o router

A melhor encriptação Wi-Fi a utilizar é a WPA3, mas se tiver dispositivos na sua rede que não possa substituir facilmente ou mudar para Ethernet, recomendamos que utilize o WPA2 AES. Ao contrário das normas de encriptação Wi-Fi anteriores que estão agora obsoletas, o WPA2 AES ainda é considerado seguro.

Altere a palavra-passe Wi-Fi predefinida

A maioria dos routers vem agora com uma palavra-passe pseudoaleatória definida como predefinição. Tal como o início de sessão e a palavra-passe do administrador, essa palavra-passe encontra-se normalmente num autocolante colado ao router.

Embora seja melhor do que as senhas de administrador padrão simplistas que muitos routers ainda usam, a password Wi-Fi predefinida não é tão aleatória ou segura quanto imagina.

trocaram o seu router da nos, meo ou vodafone? faça isto!

atrasam o router Wi-Fi, roubar Wi-Fi, router wi-fi coisas perigosas

Substituí-la imediatamente por uma palavra-passe Wi-Fi melhor e mais longa distancia-o dos problemas de segurança inerentes às palavras-passe pré-geradas e, mais importante ainda, da palavra-passe impressa no próprio dispositivo que se destina a proteger.

Altere o SSID predefinido

Embora muitos routers Wi-Fi, principalmente os routers mesh, lhe peçam para introduzir um SSID logo desde o início, muitos routers no mercado vêm com uma opção predefinida.

Não é o fim do mundo usar o SSID predefinido, mas quase sempre pode transmitir informações sobre o seu router. Como sempre, evite qualquer informação de identificação. Mudar de um SSID predefinido de “Netgear98” para “Apartment2A” é um downgrade de segurança.

Ative a rede de convidados

Ativar a rede de convidados logo desde o início é uma excelente forma de evitar ter de lidar com futuras complicações e problemas de segurança. Porque é que isso é importante? Dar a alguém a palavra-passe da sua rede Wi-Fi principal dá-lhe acesso direto a toda a sua rede doméstica e a tudo o que nela se encontra. Por outro lado, uma rede de convidados foi concebida para dar às pessoas acesso à Internet sem lhes abrir toda a rede.

trocaram o seu router da nos, meo ou vodafone? faça isto!

Para além disso utilizar a rede de convidados evita que acabe numa situação em que precisa de atualizar a sua palavra-passe Wi-Fi, mas está relutante em fazê-lo devido ao incómodo de repor a palavra-passe em dezenas e dezenas de dispositivos. Quando redefinir a palavra-passe da rede de convidados, pode simplesmente fornecer a nova palavra-passe a todos os convidados da próxima vez que estes aparecerem.

Verifique se o acesso remoto está desativado

O acesso remoto está normalmente desativado por defeito, mas uma vez que já está no painel de controlo do router a fazer uma auditoria minuciosa, agora é a altura certa para localizar a opção de acesso remoto e garantir que está desativada.

Desactive o WPS e o UPnP

O Wi-Fi Protected Setup (WPS) e o Universal Plug and Play (UPnP) são dois protocolos destinados a facilitar a configuração de dispositivos na sua rede Wi-Fi e a configuração automática de ligações com o seu router.

E é verdade que o fazem. Mas também introduzem uma série de vulnerabilidades de segurança. Alguns routers já não incluem WPS, mas deve verificar o caso do seu e desativá-lo. O UPnP ainda está incluído nos routers e normalmente está ativado por predefinição, por isso, verifique também essa opção e desative-a.

De facto é muito importante fazer isto se trocaram o seu router da NOS, Meo ou Vodafone.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World