“Soluções de habitação em madeira são uma ótima alternativa”

Começou como um mercado de nicho, mas rapidamente se tornou num dos setores mais dinâmicos do mundo. A construção modular está a ganhar terreno e apresenta-se hoje em dia como alternativa sólida às casas tradicionais, por ser uma solução capaz de “fazer frente a esta realidade de falta de oferta de habitação”. Esta é a visão de Miguel Bravo Amaral, fundador da Odum, empresa portuguesa que está a dar cartas no segmento da construção em madeira. Em entrevista ao idealista/news, explica porque é que as casas modulares são o “futuro”.

Amigos de longa data e com quase duas décadas de experiência no setor da construção em madeira, Miguel e Vasco Batista juntaram-se para fundar a Odum, em março de 2022. O objetivo era simples: trazer para o mercado “um conjunto muito alargado de soluções para habitação, com níveis de qualidade elevados, materiais sustentáveis, rapidez na montagem e a preços atrativos”. Aos primeiros modelos de casas modulares deram o nome de “Terra” –  vão do T1 ao T3, com tempo de entrega estimado entre 8 a 10 semanas.

Destaca-se o uso da madeira como principal recurso, que garante “qualidade e conforto térmico e acústico”, além de rapidez de construção. Miguel Bravo Amaral admite que ainda existe algum tipo de ceticismo sobre a durabilidade, a manutenção e a resistência ao fogo das construções em madeira que pretendem desmistificar. Segundo o fundador da Odum, o “setor está a crescer de uma forma exponencial” e já é possível oferecer “soluções que rivalizam e até superam a realidade da construção tradicional”.

Apesar das ainda (muitas) dúvidas sobre a aplicabilidade do novo simplex urbanístico, considera que as novas regras para esta tipologia de casas “poderá ajudar a esclarecer e apoiar o crescimento da construção modular e/ou móvel” no país. Para Miguel Bravo Amaral, as casas modulares são uma aposta de futuro e podem mesmo ser uma solução eficaz para combater a falta de oferta atual.

“soluções de habitação em madeira são uma ótima alternativa”

Casas modulares Odum

Casas modulares Odum

Quando e como nasceu a ideia de criar a Odum?

A Odum nasceu em março de 2022 e é resultado de um sonho nosso de desenvolver estruturas em madeira. O Vasco e eu somos amigos de longa data – uma amizade que começou na infância – e curiosamente trabalhámos mais de 15 anos no setor da construção em madeira. A paixão por esta matéria-prima levou-nos a criar a Odum com um simples objetivo: apresentar ao mercado um conjunto muito alargado de soluções para habitação, com níveis de qualidade elevados, com materiais sustentáveis, com rapidez na montagem e a preços atrativos. E falamos de soluções de habitação como tendas, mobile homes, tiny houses, casas modulares e, claro, casas personalizadas ao gosto do cliente.

Porquê apostar no setor da construção em madeira? Quais as vantagens deste tipo de construção?

São várias as razões que nos levaram a apostar na construção em madeira. Desde já, porque a construção em madeira é efetivamente aquilo que conhecemos e em que adquirimos experiência ao longo de mais de 20 anos de trabalho. Em segundo lugar, porque as soluções de habitação em madeira são uma ótima alternativa ao que já existe no mercado, não só devido ao seu valor competitivo, mas também pelas características intrínsecas da madeira, nomeadamente a qualidade e conforto térmico e acústico, a rapidez de construção, e obviamente, a mais-valia da sua componente estética. Acreditamos por isso que seja uma aposta de futuro, e que podemos efetivamente ser uma solução para fazer frente a esta realidade de falta de oferta de habitação no mercado.

“soluções de habitação em madeira são uma ótima alternativa”

Odum

Miguel Bravo Amaral e Vasco Batista, fundadores da Odum

Querem ser uma “lufada de ar fresco” no mercado. Em que medida? O que é que falta para este segmento “dar o salto”?

Quando utilizamos a expressão ‘ser uma lufada de ar fresco’, dizemo-lo, pois, sentimos que nos apresentamos no mercado com uma realidade diferente daquela que atualmente existe no setor da construção. Desde já o rigor nos timings e nos preços inicialmente contratados com o cliente: somos diferentes da realidade da construção de habitação em Portugal, onde se verificam sempre desvios substanciais nos prazos acordados que se refletem nos prazos de entrega das obras.

Podemos oferecer ao mercado soluções que rivalizam e até superam a realidade da construção tradicional

Depois, acredito que, para este segmento para dar o salto, é necessário mais conhecimento do público em geral sobre a construção em madeira. A construção em madeira é uma arte que já existe há vários séculos e onde ainda existem no mercado várias habitações com estas características, desde logo a baixa pombalina e as conhecidas estruturas em Cruzes de St. André. No entanto, ainda existe muito ceticismo sobre esta construção, nomeadamente sobre a durabilidade, a manutenção e a resistência ao fogo. Sabemos que existe esta perceção por parte do público, mas queremos desmistificar que, hoje em dia, com a evolução desta matéria, podemos oferecer ao mercado soluções que rivalizam e até superam a realidade da construção tradicional. O setor está a crescer de uma forma exponencial o que vai ajudar a criar uma informação mais bem fundamentada, concreta e verdadeira perante o público.

Como definiriam as vossas casas? Quais as características que as distinguem e diferenciam no mercado?

A Odum apostou na criação de uma gama própria exclusiva de casas modulares, as “Terra”, que aliam a melhor qualidade de construção e conforto a um preço competitivo. Estas casas vão ao encontro das necessidades do mercado, pelas tipologias T1, T2 e T3 com uma elevada qualidade, rapidez de construção e a preços competitivos.

“soluções de habitação em madeira são uma ótima alternativa”

Casas modulares Odum

Casas modulares Odum

Aquando do lançamento desta gama própria, apostámos também num configurador – que está disponível no nosso site – que permite ao cliente ir escolhendo a tipologia que pretende, os revestimentos e a cozinha ao mesmo tempo que vai acompanhando as suas escolhas através de imagens e informação de preços. Com esta ferramenta, o cliente rapidamente tem um orçamento da casa que idealizou.

Quais as áreas e intervalo de preços dos modelos disponíveis?

Os preços vão desde 1.650 a 1.800 €/m2 dependendo das opções escolhidas. O T1 tem 58,8 metros quadrados (m2) + 35 m2 de deck: o T2 72,20 m2 + 28 m2; e o T3 92,15 + 28 m2 deck.

Quanto tempo demora a construção de uma casa “Terra”, por exemplo?

As casas demoram, entre a adjudicação e a entrega da chave, entre 8 a 10 semanas.

As casas são entregues prontas a habitar? E é possível personalizá-las?

Sim, as casas são chave na mão e, por isso, prontas a habitar. Como referido anteriormente são personalizáveis e é possível edificá-las ao gosto e necessidades de cada cliente.

“soluções de habitação em madeira são uma ótima alternativa”

Casas modulares Odum

Casas modulares Odum

O que é que os clientes procuram e para que fins? E que tipo de clientes são?

Temos clientes com pedidos diferentes, mas que encontram nas nossas casas a solução para as suas questões. Temos clientes que têm já um terreno, mas que não querem perder tempo com a burocracia e timings de uma construção tradicional, logo encontram na Odum a solução para submeter ao município em causa e podem rapidamente estar a viver na sua casa de sonho. Por outro lado, temos clientes que já têm uma casa e querem aumentar a sua área de habitação para filhos ou convidados e a nossa solução oferece também esta possibilidade. Temos clientes nacionais e muitos clientes estrangeiros que nos confiam toda a realidade de apoio a legalização, solução de habitação e execução da obra.

Têm mais de 80 obras no portefólio. Que projetos são estes e para que fins? Para habitação própria e permanente ou segunda habitação?

Atualmente, já temos 90 obras executadas, desde um simples deck ou pérgola, coberturas de habitação, revestimentos e até uma habitação personalizada com 600 m2.

Temos vários clientes que querem sair das cidades e ter a sua primeira habitação num ambiente mais rural e ligado ao campo.

Com a qualidade que apresentamos ao mercado, temos já implantadas no mercado habitações modulares para primeira habitação em que os clientes decidem mudar-se com a família para um ambiente mais rural, fugindo assim à realidade stressante das grandes cidades. Obviamente que conseguem baixar bastante os seus custos de vida com esta opção.

“soluções de habitação em madeira são uma ótima alternativa”

Casas modulares Odum

Casas modulares Odum

Exportam para fora do país?

Estamos, neste momento, a ponderar a entrada em alguns mercados europeus, dado o interesse demonstrado por alguns potenciais clientes na nossa oferta.

O futuro da habitação passa pelas casas modulares? Pode ser uma solução para aumentar a oferta de casas no mercado?

Sim, acreditamos que sim. A legislação obriga aos mesmos critérios para a edificação deste tipo de casas, porém, desde o processo burocrático (todos os projetos são rapidamente entregues) até à realidade da rapidez de construção, podemos, de facto, ser uma resposta muito competitiva no que toca à crescente necessidade de oferta de habitação.

“soluções de habitação em madeira são uma ótima alternativa”

Casas modulares Odum

Casas modulares Odum

As novas regras do Simplex terão efeitos no negócio?

Há ainda muitas dúvidas sobre a aplicabilidade do simplex. A realidade é que temos, necessariamente, de melhorar os timings de decisão dos processos de licenciamento para assim ser possível obter uma resposta mais rápida às solicitações e criar confiança no mercado. Penso que a possibilidade de haver comunicação prévia e um prazo máximo de quatro meses para a resposta das entidades municipais, pode ser uma forte alteração da atual realidade. Também foram criadas novas regras para esta tipologia de casas que poderá ajudar a esclarecer e apoiar o crescimento da construção modular e/ou móvel.

Como se processa o financiamento nestes casos? Quem quer construir uma casa destas, pode aceder a crédito habitação? E em que condições?

As entidades bancárias já têm abertura para financiar este tipo de construção. Exemplo disso é que na Odum dispomos já de um parceiro que dá apoio ao financiamento das nossas habitações para os nossos clientes.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World