Nigéria: Crianças raptadas reencontram as suas famílias

nigéria: crianças raptadas reencontram as suas famílias

A maioria das crianças raptadas tem entre 11 e 15 anos de idade

Após duas semanas de agonia, mais de 100 crianças nigerianas raptadas no norte da Nigéria reencontraram suas famílias.

O rapto em massa de 287 estudantes em Kuriga, no estado de Kaduna, no norte da Nigéria, foi o primeiro rapto em massa no país da África Ocidental desde 2021.

As autoridades disseram que 137 estudantes – 76 raparigas e 61 rapazes – foram resgatados no domingo (24.03) no estado vizinho de Zamfara.

“Nas primeiras horas de 24 de março de 2024, os militares que trabalham com as autoridades locais e agências governamentais em todo o país em uma operação coordenada de busca e resgate resgataram os reféns”, disse o porta-voz do exército, Major General Edward Buba.

Os números comunicados de raptos em massa na Nigéria são muitas vezes reduzidos depois de as pessoas desaparecidas em fuga de ataques regressarem a casa. O governador de Kaduna, Uba Sani, afirmou que as crianças não sofreram ferimentos. “Este é, de facto, um dia de alegria”, acrescentou.

nigéria: crianças raptadas reencontram as suas famílias

Muitos pais estão preocupados com a segurança dos seus filhos na escola

Pais celebram o regresso das crianças

“Estamos gratos ao governador de Kaduna pelos seus esforços incansáveis para garantir que as crianças regressem a casa”, disse Nuhu Shu’aibu, pai de uma das crianças resgatadas, à DW.

“Também agradecemos ao Governo federal e a todas as agências de segurança por trabalharem dia e noite para garantir que as nossas crianças fossem resgatadas. Estamos extremamente felizes por eles estarem de volta”, acrescentou Shu’aibu.

Jibril Gwadabe, outro pai, disse à DW que, uma vez que a segurança foi reforçada na sua comunidade, as crianças regressarão em breve à escola. “Antes, não tínhamos um único polícia na comunidade, mas agora foram destacados 60”, disse Gwadabe, acrescentando que a presença do pessoal de segurança dá garantias de segurança à comunidade

O Presidente da Nigéria, Bola Ahmed Tinubu, congratulou-se com a notícia e com a “dedicação incansável” daqueles que ajudaram a garantir a libertação das crianças. Tinubu tem enfrentado uma pressão crescente depois de ter prometido resolver os muitos problemas de segurança da Nigéria quando chegou ao poder no ano passado.

Numa mensagem anterior no X, antigo Twitter, o Governador Sani agradeceu a Tinubu e ao exército nigeriano por terem liderado a operação de resgate das crianças em idade escolar.

Crianças libertadas antes do prazo de pagamento do resgate

As crianças foram libertadas dias antes do prazo para o pagamento de um resgate de 690.000 dólares (635.000 euros).

Na Nigéria, é comum pagarem-se resgates por raptos, mas é raro que as autoridades admitam a existência de pagamentos. Tinubu já tinha prometido resgatar as crianças “sem pagar um cêntimo”.

Os raptos na Nigéria foram inicialmente levados a cabo pelo grupo jihadista Boko Haram, que raptou 276 estudantes de uma escola de raparigas em Chibok em 2014. Embora algumas das raparigas tenham encontrado a liberdade, mais de 100 permanecem em cativeiro.

Desde então, a tática tem sido amplamente adotada por grupos criminosos, conhecidos localmente como bandidos, sem filiação ideológica.

Nenhum grupo reivindicou a responsabilidade pelo rapto de Kaduna.

No entanto, duas pessoas com grande conhecimento da crise de segurança no norte da Nigéria disseram à agência de notícias Associated Press que as identidades dos raptores são conhecidas e que estão escondidos na floresta.

por:content_author: Isaac Mugabi

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World