Forças armadas ucranianas negam responsabilidade no ataque a mercado de Donetsk

forças armadas ucranianas negam responsabilidade no ataque a mercado de donetsk

Ucrânia nega envolvimento no bombardeamento a Donetsk

As forças armadas ucranianas negaram ter sido responsáveis pelo bombardeamento que matou mais de 20 pessoas num mercado em Donetsk, no domingo, tendo emitindo um comunicado garantindo que não estiveram envolvidas nas “operações de combate”.

Moscovo alega que a Ucrânia fez pelo menos 28 mortosao atacar um mercado muito movimentado na cidade de Donetsk, na região controlada pelos russos. O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo garante que foi utilizado armamento ocidental no bombardeamento e classificou-o como um “ataque traiçoeiro contra civis”.

Os diplomatas russos apelaram mesmo à realização de uma reunião do Conselho de Segurança da ONU na segunda-feira, presumivelmente com a participação do ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov.

Vários meios de comunicação social ucranianos acusam diretamente a Rússia de ter organizado o bombardeamento em Donetsk. Os responsáveis políticos ucranianos não comentaram o ataque e, no seu habitual discurso diário, na noite de domingo, Zelenskyy nada disse sobre o ataque ao mercado, tendo referido apenas que “tudo o que traga a guerra de volta à Rússia contribui para a estabilidade das relações internacionais”.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, citado pela Associated Press, condenou “veementemente todos os ataques contra civis e infraestruturas civis, incluindo o bombardeamento” na cidade de Donetsk, na Ucrânia.

Também no domingo, foi atacado em Ust-Luga, nas imediações da cidade russa de São Petersburgo, um terminal de transporte de produtos químicos. Citando fontes anónimas, a imprensa ucraniana avança que o ataque foi planeado e organizado pelos serviços secretos de Kiev porque Ust-Luga era um importante centro de importação e abastecimento de combustível para os militares russos.

As forças russas conseguiram entretanto assumir o controlo da aldeia de Krokhmalne, na fronteira entre as regiões ucranianas de Kharkiv e Luhansk, numa zona em que as forças do Kremlin têm tentado avançar com a ofensiva.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World