Federação apela à doação de sangue para garantir resposta às necessidades

federação apela à doação de sangue para garantir resposta às necessidades

RODRIGO ANTUNES/LUSA

Lisboa, 23 fev 2024 (Lusa) – A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (Fepobades) apelou hoje à população para doar sangue, nomeadamente dos grupos sanguíneos mais carenciados, para garantir uma resposta sustentável às necessidades dos serviços de medicina transfusional.

“É hora de ajudar – Dê sangue” é o mote da campanha lançada pela federação que visa “aumentar a consciencialização” para a necessidade de doar sangue.

O presidente da Fepobades, Alberto Mota, disse à agência Lusa que se notou nas últimas semanas um aumento do número de dadores jovens nas últimas semanas, mas ainda é insuficiente para garantir “uma resposta mais sustentável a todas as necessidades”.

Alberto Mota explicou que “a altura do inverno, das gripes, afasta muito os tradicionais dadores de sangue” e, por isso, a federação entendeu fazer esta chamada de atenção, para que todos os dadores que deram sangue há mais de três meses, no caso dos homens, e há mais de quatro meses, no caso das mulheres, o voltem a fazer.

“Mesmo aqueles que ainda não fizeram nenhuma dádiva de sangue, que venham para esta causa porque todos os dias precisamos de 1.000 a 1.100 unidades de sangue”, salientou.

Para Alberto Mota, é fundamental “aumentar a consciencialização para a necessidade do sangue e apelar a todos os cidadãos interessados e jovens dadores, nomeadamente nos grupos sanguíneos mais carenciados, B-; A+; A-; 0+ e 0-”.

“Todos os cidadãos com mais de 18 anos, que tenham mais de 50 quilos e que sejam saudáveis podem dar sangue. Esse gesto simples contribui para salvar muitas vidas”.

A federação recorda que a recolha de sangue é um procedimento rápido, demorando cerca de 30 minutos, e pode ajudar a salvar várias pessoas, já que uma única unidade de sangue pode servir para ajudar até três vidas.

A informação sobre os locais oficiais de recolha de sangue está disponível em www.fepodabes.pt e no portal www.dador.pt.

HN // FPA

Lusa/fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World