Sonda lunar SLIM do Japão sobrevive inesperadamente à noite lunar e envia imagens para o provar

O módulo japonês sobreviveu à longa noite lunar gelada e restabeleceu a comunicação com a Terra, após duas semanas de paragem forçada e mais de um mês depois da alunagem histórica.

sonda lunar slim do japão sobrevive inesperadamente à noite lunar e envia imagens para o provar

Uma imagem em mosaico da superfície lunar captada pela câmara MBC a bordo da SLIM.

A sonda japonesa SLIM, que se encontra na Lua desde o final de janeiro, sobreviveu à rigorosa noite lunar, que durou duas semanas, anunciou esta segunda-feira a agência espacial japonesa Jaxa.

O SLIM (Smart Lander for Investigating Moon) pousou na superfície lunar a 20 de janeiro, tornando o Japão o quinto país a colocar uma sonda na Lua. A Odysseus, da empresa privada norte-americana Intuitive Machines, seguiu o exemplo na semana passada, numa altura em que países e empresas iniciam nova corrida para a Lua em busca de recursos e de criar condições de habitabilidade para seres humanos.

“Ontem à noite, foi enviado um comando à SLIM e foi recebida uma resposta, confirmando que a sonda sobreviveu à noite lunar e conservou a capacidade de comunicação”, segundo a JAXA.

A agência de Exploração Aeroespacial do Japão, juntamente com a Universidade de Aizu e a Universidade Ritsumeikan, divulgaram as imagens captadas pela Câmara Multi-Banda (MBC) a bordo da SLIM.

sonda lunar slim do japão sobrevive inesperadamente à noite lunar e envia imagens para o provar

Com base na imagem da paisagem, a equipa está a separar as rochas de interesse, atribuindo um nome a cada uma delas.

Japão é o 5.º país a pousar na Lua

A 20 de janeiro, o módulo SLIM (Smart Lander for Investigating Moon) tornou o Japão no quinto país a aterrar com sucesso na Lua, depois dos Estados Unidos, URSS, China e Índia.

Pouco depois de pousar a 55 metros do alvo inicial, um grau de precisão muito elevado, logo ao sul do equador da lua, o SLIM ficou sem energia porque tombou e os seus painéis solares ficaram num ângulo errado para receber luz solar.

Mais de uma semana depois, os painéis solares recuperaram a eletricidade graças à mudança na direção da luz solar e a sonda regressou ao trabalho.

A SLIM posou numa pequena cratera com menos de 300 metros de diâmetro, chamada Shioli. Antes de ser desligada, a nave pôde descarregar os dois mini-rovers, que deveriam efetuar análises de rochas da estrutura interna da Lua (o manto lunar), ainda pouco conhecida.

sonda lunar slim do japão sobrevive inesperadamente à noite lunar e envia imagens para o provar

O Smart Lander for Investigating Moon (SLIM) de “pernas para o ar”, fotografado por LEV-2 na Lua, a 25 de janeiro de 2024

Nova corrida à Lua

Mais de 50 anos depois de os humanos terem pisado a Lua pela primeira vez – os Estados Unidos, em 1969 -, esta voltou a ser o centro de uma corrida mundial.

Além dos EUA e da China, também a Rússia sonha em reviver a glória espacial da ex-URSS, nomeadamente juntando forças com a China e a Índia, que conseguiu realizar a primeira alunagem no verão passado.

As duas primeiras tentativas do Japão de pousar na Lua fracassaram. Em 2022, uma sonda Jaxa, Omotenashi, a bordo da missão norte-americana Artemis 1, sofreu uma falha fatal da bateria pouco depois de ser lançada no espaço.

Em abril, um módulo da jovem empresa privada japonesa ispace despenhou-se na superfície da Lua, depois de ter falhado a fase de descida.

⇥ ESPECIAL RUMO À LUA

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World