Não se esqueça do casaco: temperaturas podem baixar 10 graus

Para além do frio, dez distritos de Portugal Continental estão sob aviso laranja por causa da agitação marítima e as ondas podem chegar aos 12 metros.

não se esqueça do casaco: temperaturas podem baixar 10 graus

Não se esqueça do casaco: temperaturas podem baixar 10 graus

Depois das temperaturas altas do fim de semana, os termómetros começaram a cair. O IPMA prevê para esta terça-feira uma descida da temperatura, mais acentuada nas regiões do interior.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, as temperaturas podem cair entre os oito e os 10 graus.

Para além do frio, dez distritos de Portugal Continental estão sob aviso laranja por causa da agitação marítima e as ondas podem chegar aos 12 metros.

Os distritos sob aviso são o Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra, Braga, Faro, Setúbal e Beja.

A Proteção Civil alerta a população para o agravamento das condições meteorológicas até quinta-feira.

A previsão é que a partir do final da tarde desta terça-feira a intensidade do vento aumente, especialmente nas terras altas e no litoral oeste, com rajadas que podem chegar aos 85 quilómetros por hora.

O IPMA colocou os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga sob aviso amarelo entre as 12:00 e as 18:00 de quarta-feira devido à previsão de vento forte de sudoeste, com rajadas até 85 quilómetros por hora.

O alerta estende-se também à precipitação, por vezes acompanhada de granizo e trovoada, e queda de neve nas terras altas.

Os distritos de Viseu, Guarda, Santarém, Lisboa, Leiria, Castelo Branco e Coimbra também vão estar sob aviso amarelo entre as 09:00 e as 18:00 de quarta-feira por causa da chuva persistente, por vezes forte.

A avenida D. Carlos I, no Porto, está fechada ao trânsito pedonal e automóvel desde as 20:00 de segunda-feira, por causa do agravamento do tempo. Será feita uma reavaliação durante quarta-feira, segundo a Câmara Municipal do Porto.

Os alertas da Proteção Civil

O agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias, com chuva e vento forte, agitação marítima e queda de neve, levou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a alertar a população para medidas preventivas.

A ANEPC alerta que é expectável piso rodoviário escorregadio, devido à acumulação de gelo, neve e formação de lençóis de água, bem como queda de neve em áreas e altitudes “onde habitualmente não se verifica”.

Em comunicado, a proteção alertou igualmente para possíveis inundações “nos locais historicamente mais vulneráveis” e em zonas urbanas e recomendou à população medidas preventivas.

Também a Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha alertaram na segunda-feira para o agravamento das condições meteorológicas e de agitação marítima para Portugal continental e para a Madeira.

As duas entidades pedem à população em geral que não passeie ou faça atividades junto ao mar, e que evite o acesso e permanência junto às falésias e zonas de arriba.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World