Migrações para Líbia e Argélia aumentaram com fim da lei que criminaliza tráfico

No norte do Níger, num corredor para migrantes subsaarianos a caminho da Líbia, Argélia ou Europa, os fluxos transfronteiriços aumentaram 50% desde a revogação da lei que criminalizava o tráfego de migrantes, em novembro

migrações para líbia e argélia aumentaram com fim da lei que criminaliza tráfico

Carrinhas que transportam migrantes, principalmente do Níger e da Nigéria, durante uma viagem através do deserto, no norte do Níger, em direção ao posto fronteiriço líbio de Gatrone

As migrações do Níger para a Líbia e para a Argélia aumentaram significativamente desde que a junta militar no poder no Níger revogou a lei que criminalizava o tráfico de migrantes, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

“Desde dezembro de 2023, os fluxos em geral não param de aumentar”, refere um relatório da OIM a que a agência France Presse teve hoje acesso, atribuindo este aumento “à revogação da lei 036/2015”, em novembro passado.

No norte do Níger, um corredor para migrantes subsaarianos a caminho da Líbia, Argélia ou Europa, os fluxos transfronteiriços aumentaram 50% em comparação com dezembro de 2023 e os fluxos “de saída” do Níger 69%, segundo a OIM. Os migrantes são sobretudo de Níger (75%), Nigéria (7%), Chade (5%) e Mali (2%).

A grande maioria dos cidadãos do Níger pratica a chamada migração ‘circular’ entre o Níger e os países do Magrebe por oportunidades económicas, ao contrário dos migrantes de outras nacionalidades que se dirigem para as fronteiras da Europa.

A controversa lei de 2015 fez do Níger um parceiro estratégico na política de migração da União Europeia (UE). Em novembro, quando da revogação, a comissária europeia para os Assuntos Internos, Ylva Johansson, manifestou-se “muito preocupada” com a decisão do Níger afirmando que há “um grande risco de que isto cause mais mortes [de migrantes] no deserto” e que provavelmente também levará mais migrantes a irem para a Líbia e “tentarem atravessar o Mediterrâneo” para a UE.

Recentemente a UE suspendeu a cooperação com o Níger na sequência do golpe, em julho passado, que derrubou o presidente eleito, Mohamed Bazoum.

A revogação da lei foi interpretada pela opinião pública nigerina como uma resposta às decisões tomadas em 23 de novembro pelo Parlamento Europeu, em Estrasburgo, numa proposta de resolução que condenava o golpe de Estado e exigia a libertação do presidente deposto, Mohamed Bazoum, e o restabelecimento da ordem constitucional.

Esta lei tinha sido denunciada por várias organizações não-governamentais devido às pesadas sanções que previa. Criticavam ainda o facto de, após a sua aplicação, centenas de pessoas terem sido detidas e dezenas de veículos confiscados nas regiões de Zinder (sudeste) e Agadez (noroeste), através das quais muitos migrantes passam para a Líbia ou para a Argélia.

O transporte de migrantes tem sido, durante décadas, um dos pilares da economia do norte do Níger, uma região desértica localizada em antigas rotas de caravanas e que se tornou um corredor de tráfico de migrantes.

Os militares no poder consideram que a lei foi adotada “sob a influência de certas potências estrangeiras” e que “não tinha em conta os interesses do Níger e dos seus concidadãos”. A revogação da lei foi amplamente saudada pelos habitantes desta região.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World