O escândalo de um Sporting campeão

Opinião de João Rosado. Rúben Amorim, devido ao recuo de Pote, tem jogado com um único médio de raiz e viu a SAD gastar metade do investimento feito pelo Benfica. Se mesmo assim vencer a Liga…

o escândalo de um sporting campeão

O escândalo de um Sporting campeão

Hoje o Sporting de Braga, amanhã o Casa Pia. Dois dos três clubes mais importantes na carreira técnica de Rúben Amorim vão ser os próximos adversários dos leões, embora ainda não exista uma data certa para o duelo a contar para a 19.ª jornada da Liga Betclic.

O Sporting-Casa Pia tanto pode realizar-se no dia 29 deste mês como 48 horas depois, tudo dependendo do nome dos finalistas da Allianz Cup, prova que esta terça-feira começará a ser transmitida pela SIC e que pode reservar para sábado uma (re)edição do maior dérbi nacional.

o escândalo de um sporting campeão

Para isso acontecer, para se disputar uma final à moda da Segunda Circular, os dois primeiros classificados do campeonato terão de ultrapassar oponentes de peso e que apostam tudo no evento com sede em Leiria.

Na qualidade de quarto “grande” do futebol português desde que António Salvador tomou posse, o onze de Artur Jorge dispensa apresentações, mas não dispensa a lembrança de que já caiu da Taça de Portugal (derrota na Luz) e já está a 11 pontos do topo na principal competição doméstica.

o escândalo de um sporting campeão

Mesmo com as suas aspirações na Liga Europa, bem a exemplo do que acontece com os rivais lisboetas presentes na “final four”, os minhotos não deixarão de pressentir que têm na Taça da Liga a real possibilidade de erguer um troféu. Por maioria de razões, o sensacional Estoril, eliminado pelo FC Porto na Taça de Portugal e a quatro míseros pontos da descida automática ao segundo escalão, sonha como nunca.

Quarta-feira, frente ao Benfica, o balneário de Vasco Seabra tentará dar sequência à história que começou a ser escrita há um mês e essa meia-final mostrará até que ponto foi prudente o regime de poupança decretado na Amoreira a partir do momento em que caiu o… FC Porto, o vencedor do torneio em 2023.

o escândalo de um sporting campeão

Logo após a vitória por 3-1 sobre os dragões, os canarinhos derraparam num ciclo de sete encontros que proporcionou somente duas vitórias e um empate, contra quatro desaires nos quatro derradeiros desafios, com a particularidade de a série negativa se ter iniciado em Alvalade e em forma de goleada.

Quem Pote pode

O emblema da Linha perdeu por 5-1 no primeiro jogo em que o Sporting foi obrigado a reinventar-se no meio-campo em função da chamada de Hidemasa Morita para a seleção japonesa que está a disputar a Taça da Ásia. Daniel Bragança e Morten Hjulmand iniciaram a partida, e o facto de nenhum deles a ter concluído como que constituiu um indicador que a partir daí tudo mudaria na cabeça e nos planos estratégicos de Amorim.

o escândalo de um sporting campeão

Pedro Gonçalves, que já tinha recuado no terreno em Portimão para atuar a par de Morita, passou a assumir, a partir da receção ao Estoril, a posição 8 de corpo inteiro, personificando a vertente mais ofensiva de um leão que lidera a corrida ao título e que até ao momento não tem denunciado fragilidades apesar de utilizar apenas um médio de raiz.

Frente a Tondela (compromisso a contar para a Taça de Portugal), Desportivo de Chaves e Vizela, Pote, como também é conhecido Pedro Gonçalves, posicionou-se no corredor central e, à exceção do encontro da Taça, teve sempre ao lado o dinamarquês Hjulmand. Esta noite, frente ao exigente Sporting de Braga, se as condições físicas do pequeno-grande jogador o permitirem, ver-se-á até que ponto esta dupla está para durar, sendo que os números validam a aposta mais atacante do treinador.

o escândalo de um sporting campeão

Pedro Gonçalves

Nas últimas quatro vezes em que atuou como médio de transição, o camisola 8 assinou… quatro golos e três assistências, o que significa que a convocatória de Morita por parte do selecionador nipónico acabou por dar gás à recuperação de uma excelente ideia. Para se perceber quão produtivo tem sido o recuo de Pote, bastará sublinhar que o ex-Famalicão exibe um total de cinco golos e cinco assistências nos 10 jogos mais recentes, seis deles disputados como se fosse um extremo a descair para o flanco esquerdo.

Marcos entre milhões de euros

Claro que o regresso mais dia menos dia do versátil Hidemasa e a anunciada contratação de Koba Koindredi (diretamente do… Estoril) vão inflacionar as opções para a intermediária leonina e só o próprio Rúben Amorim saberá se até ao final da temporada está prevista a devolução do melhor marcador da Liga 20/21 ao tridente ofensivo. Na época em que o Sporting se sagrou campeão, o craque nascido em Vidago afirmou-se como o rei dos artilheiros graças aos 23 golos desferidos, o que significa que o papel agora desempenhado desafia as leis do equilíbrio tão caras e recomendáveis a qualquer equipa.

Em termos práticos, é como Roger Schmidt utilizar um Gonçalo Ramos nas imediações de João Neves ou de Florentino e Sérgio Conceição decidir-se pela colocação de Taremi junto a Alan Varela ou Eustáquio. Schmidt já não tem Gonçalo, perdeu-o para o PSG e, em contrapartida, viu a SAD desembolsar 38 milhões de euros nas aquisições de Arthur Cabral e Marcos Leonardo, precisamente o mesmo montante que Frederico Varandas selou para a compra de Viktor Gyokeres e Morten Hjulmand.

o escândalo de um sporting campeão

Muito se disse no mundo do desporto em 2023, não faltaram os recados no futebol e aquele sentimento patriota que os portugueses carregam no coração. Lembre ou relembre algumas frases que marcaram o ano no desporto.

Foi um ano carregado de emoções no desporto, com o futebol, em particular, a fazer muitas manchetes ao longo do ano. Mas há muito mais para recordar, outras modalidades são também motivo de orgulho para os portugueses.

Se lhe dissessem no início de 2023 que iríamos vibrar tanto com os jogos de râguebi, muitos não acreditariam. E as “navegadoras” que foram até à Austrália e Nova Zelândia e nos fizeram sonhar?

Recorda-se das palavras de José Mourinho na final da Liga Europa? E o beijo polémico da final do Mundial Feminino de futebol?

Lembre ou relembre estes e outros momentos que marcaram o ano no desporto.

Como faltam alguns dias para fechar o mercado, é cedo para se apurarem todos os gastos, até porque a iminente chegada de Koindredi pode elevar a despesa leonina acima dos 51 milhões de euros no que toca a reforços em 23/24, fora o eventual ingresso de um flanqueador. A questão é que Rui Costa despendeu o dobro (102 milhões de euros, contabilizando os 9 milhões que Benjamín Rollheiser vai implicar no final de junho e a cláusula de 6 milhões de Álvaro Carreras) do vizinho e mais do… triplo de Pinto da Costa, até estes dias limitado a um investimento que ronda os 33 milhões de euros.

o escândalo de um sporting campeão

“[O Estádio da Luz] É o nosso salão de festas”, 07-04-2023

Sábado teremos de certeza um campeão de inverno em versão oficial e vai ser preciso esperar por maio para se conhecer o campeão primavera/verão. Se o Sporting conservar a atual liderança, à luz da performance de Pedro Gonçalves e do mealheiro dos dois “grandes” de Lisboa, o segundo campeonato para Rúben Amorim não deixará de constituir um “escândalo”.

Duplamente saboroso e tão precioso como um… Pote.

o escândalo de um sporting campeão

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World