Montenegro diz que a sua proposta de IRS vai "valorizar" pensionistas e reformados que recebem 550 euros mensais. Mas estes já não pagam o imposto

O primeiro-ministro, Luís Montenegro (Filipe Amorim/LUSA)

O primeiro-ministro Luís Montenegro salientou, durante a apresentação da proposta de Governo para baixar o IRS até ao 8.º escalão, que alguns dos mais beneficiados por esta medida seriam os contribuintes que têm rendimentos abaixo do salário mínimo nacional.

“Nós estamos a falar de rendimentos, no caso do segundo escalão, de 550 euros mensais. Quem é que tem 550 euros mensais de rendimento? Muitos pensionistas e reformados. Ora, a valorização das pensões e das reformas foi também um compromisso eleitoral da AD e deste Governo”, apontou, sublinhando que essa valorização, para além das propostas de aumentar o Complemento Solidário para Idosos e a participação de medicamentos, é também feita “no âmbito da política fiscal”.

Contudo, o exemplo que Luís Montenegro deu: de pensionistas e reformados com rendimentos mensais de 550 euros é, como aponta Luís Leon, cofundador da consultora ILYA, uma impossibilidade, já que estes contribuintes não terão qualquer impacto com a medida que o Governo quer adotar.

“Em Portugal, quem ganha salários, pensões ou recibos verdes não paga IRS até 820 euros por mês de rendimento (salário mínimo nacional) por causa das regras do mínimo de existência”, esclarece. Por isso, aponta, “só há redução de IRS para valores acima deste montante e não a partir dos 550 euros que o primeiro-ministro referiu”.

O mínimo de existência é uma regra que consta no Código de IRS e que possibilita que a partir de um determinado rendimento alguns contribuintes fiquem isentos de pagar o imposto, com o intuito de terem um valor disponível que assegure uma vida condigna.

A fórmula é calculada através da multiplicação de 1,5 IAS (Indexante dos Apoios Sociais) por 14 e, atualmente, a lei determina que deste cálculo não pode resultar um valor mais baixo do que o valor anual do salário mínimo nacional. Ora, estando definido que para 2024 o montante limite para se beneficiar do mínimo de existência é de 820 euros, então os pensionistas e reformados de que Montenegro falou não estariam abrangidos pelas mexidas no IRS.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World