Mobilar com livros: estantes criativas para ter em casa

Escolher a prateleira de parede certa pode transformar radicalmente o visual e o estilo de qualquer divisão. Ter os livros favoritos na ponta dos dedos não é apenas conveniente, mas também decora os espaços em que se vive diariamente. Para integrar perfeitamente uma estante na sala, quarto ou outra divisão na casa, eis algumas dicas.

 

  1. Como deve ser uma estante de parede ideal?
  2. As melhoras divisões para uma estante de parede
  3. Porquê escolher uma estante suspensa?
  4. Como colocar livros numa estante?

Como deve ser uma estante de parede?

Para aliar estética e funcionalidade, é necessário levar em conta alguns aspetos antes de comprar uma prateleira:

  • Começa por olhar para as dimensões: é essencial medir cuidadosamente a parede destinada a alojar a estante, certificando-se de que não é demasiado grande ou demasiado pequena.
  • escolha dos materiais é outro aspeto crucial: madeira, metal ou plástico podem ser adaptados a diferentes estilos de decoração. A madeira, por exemplo, é a alternativa mais tradicional e adapta-se bem a contextos clássicos e contemporâneos. O metal, por outro lado, é sem dúvida mais forte e integra-se bem em contextos industriais.
  • Considera também a iluminação: uma estante bem iluminada não só realça livros, mas adiciona um toque de aconchego a toda a sala. Considera iluminar prateleiras com LED ou luzes pendentes.
  • Por fim, não deixes de lado a facilidade de montagem: assim não terás problemas para instalá-lo sem a ajuda de um profissional.

mobilar com livros: estantes criativas para ter em casa

estantes para livros

Freepik

As melhoras divisões para uma estante de parede

Identificar o local ideal para colocar uma estante de parede afeta não só a estética, mas também a funcionalidade do móvel. Um ponto a considerar é a iluminação natural, pois colocar a estante perto de uma fonte de luz natural pode realçar as cores e a forma das exposições.

Um dos locais mais adequados para uma livraria é, sem dúvida, a sala de estar, onde a biblioteca pode ser projetada para criar uma atmosfera calma e criativa. Por outro lado, alguns quartos também podem acomodar uma estante, especialmente se também planeaste colocar uma mesa neles para estudar e trabalhar.

mobilar com livros: estantes criativas para ter em casa

estantes para livros

Freepik

Porquê escolher uma estante suspensa?

Se procuras uma solução mais inovadora e criativa, opte por uma estante suspensa. Nesse caso, funcionalidade e design andam de mãos dadas, já que esse tipo de estante é uma opção inteligente para otimizar o espaço, principalmente em casas pequenas. A sua estrutura possibilita aproveitar ao máximo as paredes, libertar o pavimento e facilitar a limpeza.

Ao contrário da crença popular, a montagem na parede oferece excelente estabilidade, e a capacidade de personalizar a altura de instalação torna-a acessível a todos os membros da família. Além disso, estantes montadas na parede podem ser equipadas com sistemas de iluminação integrados para melhorar os livros e exposições.

mobilar com livros: estantes criativas para ter em casa

estantes para livros

Freepik

Como colocar livros numa estante?

Uma vez escolhida a estante, é preciso pensar em como colocar os livros. Um layout bem pensado ajuda a encontrar o que se procura com facilidade, mas também pode-se tornar um elemento distintivo da casa.

Para um visual limpo e consistente, podes optar por agrupar os livros por altura ou cor. Isso não apenas facilita a pesquisa, mas também cria um impacto visual agradável. Alguns preferem organizar livros por género ou autor, transformando a estante numa referência intuitiva para escolher o que preferires. Alternativamente, para obter alguma homogeneidade visual, também podes considerar classificá-los por editor ou série.

Outra tendência muito interessante, embora talvez impraticável, é virar os livros de cabeça para baixo. Uma tendência que permite que apenas as páginas sejam mostradas e não a coluna, por razões puramente estéticas.

mobilar com livros: estantes criativas para ter em casa

estantes para livros

Freepik

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World