Migrantes deslocados de Paris: ONG denunciam "limpeza" antes dos Jogos Olímpicos

Autoridades justificam medida com a saturação dos centros de acolhimento de emergência

Situações como esta têm-se repetido em França: Grupos de migrantes e de sem-abrigo que chegam de autocarro a locais espalhados pelo país, vindos de Paris. Foi o que aconteceu agora em Orleães, com a chegada de mais um autocarro com um grupo que vai ficar num hotel reservado para este fim.

As autoridades dizem que isto se deve à saturação dos centros de acolhimento na capital, mas os críticos têm outra explicação: trata-se de “limpar” Paris antes dos Jogos Olímpicos.

Serge Grouard, presidente da Câmara de Orleães, diz que a cidade já recebeu cerca de 500 migrantes vindos de Paris, no espaço de um ano: “Desde maio de 2023, chegam de Paris a Orleães autocarros regulares, um de três em três semanas, com aproximadamente 30 a 50 pessoas por autocarro. Não tenho a certeza que tenha a ver com os Jogos Olímpicos, mas é óbvio que a coincidência é um pouco perturbadora”, diz.

Não tenho a certeza que tenha a ver com os Jogos Olímpicos, mas é óbvio que a coincidência é um pouco perturbadora.

Serge Grouard Presidente da Câmara de Orleães

A prefeitura do departamento de Loiret respondeu através de um comunicado de imprensa, confirmando os números e a criação de um “centro de acolhimento”, mas negando qualquer “ligação com a organização dos Jogos Olímpicos”. As associações humanitárias denunciam uma “limpeza social”.

“Aconselharam-me a mudar de região. Disseram-me que havia muita gente por causa dos Jogos Olímpicos”, diz uma mulher sem-abrigo.

Paul Alauzy, da ONG Médicos do Mundo, denuncia: “Se a ideia é apenas esconder a miséria e os sem-abrigo por toda a França, sem dar mais recursos às autoridades locais, e para limpar o ar antes dos Jogos Olímpicos, não está a funcionar a nível humanitário”.

O Estado financia e organiza estas transferências de autocarro a partir da região parisiense, mas, segundo a explicação, apenas para “aqueles que o desejarem”.

É-lhes proposta uma escolha de dez cidades de destino, entre elas Rouen, Bordéus, Toulouse, Marselha e Lyon. Os serviços do Estado preveem que, no dia seguinte ao da chegada, um assistente social vá ter com eles. Este acolhimento num centro temporário dura teoricamente três semanas, antes de uma reorientação em função do estatuto do direito de permanência.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World