Forças de segurança brasileiras realizam megaoperação contra mineração ilegal na Amazónia

amazon, forças de segurança brasileiras realizam megaoperação contra mineração ilegal na amazónia

Andre Borges/EPA

Brasília, 12 abr 2024 (Lusa) – As forças de segurança brasileiras realizaram uma megaoperação que destruiu 49 acampamentos e 180 pistas de aterragem de mineradores ilegais que invadem o território Yanomami na Amazónia, disseram hoje fontes oficiais.

As ações foram levadas a cabo durante 36 dias, de 04 de março a 10 de abril, com uma equipa de 343 pessoas, na sua maioria militares.

De acordo com o comunicado presidencial, entre os destaques da megaoperação estão a apreensão de 38.400 litros de gasóleo e 6.600 litros de gasolina de aviação, bem como a destruição de 200 motores, 36 geradores, quatro aviões e aparelhos de comunicação.

Para além das operações terrestres, foi desmantelada a logística fluvial, onde foram apreendidas 12 balsas.

As autoridades também apreenderam 7.300 quilos de cassiterita, mineral tão procurado quanto o ouro pelos mineradores.

As ações fazem parte da ofensiva do Governo de Lula da Silva para acabar com as invasões ilegais no território Yanomami, que regressaram à área um ano depois de terem sido expulsos devido à falta de presença permanente das forças de segurança na região.

A Terra Indígena Yanomami, localizada nos estados amazónicos de Roraima e Amazonas, na fronteira do Brasil com a Venezuela, abriga cerca de 30 mil indígenas, que sofrem com as invasões de mineradores ilegais que poluem os rios e levam violência à região, resultando na morte de centenas de indígenas nos últimos anos.

 

MIM // RBF

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World