Japão promete envolvimento a longo prazo na reconstrução da Ucrânia

japão promete envolvimento a longo prazo na reconstrução da ucrânia

KAZUHIRO NOGI / POOL/EPA

Tóquio, 19 fev 2024 (Lusa) – O primeiro-ministro japonês prometeu hoje um envolvimento a longo prazo na reconstrução da Ucrânia, sublinhando o compromisso de apoiar o país, antes do aniversário de dois anos da invasão russa.

No discurso de abertura numa conferência que o Japão coorganizou com o Governo ucraniano e organizações empresariais, Fumio Kishida afirmou que a cooperação pública e privada japonesa será uma parceria a longo prazo baseada na inclusão, no humanitarismo, bem como na tecnologia e no conhecimento.

Mais de 50 acordos de cooperação foram assinados por agências governamentais e empresas japonesas e ucranianas.

Kishida sublinhou a importância do investimento em todos os setores para o futuro do desenvolvimento do país e para garantir que o apoio responde às necessidades da Ucrânia.

“A guerra na Ucrânia ainda está a decorrer neste preciso momento e a situação não é fácil. A promoção da reconstrução económica, no entanto, não é apenas um investimento no futuro da Ucrânia, mas também um investimento no Japão e em todo o mundo”, acrescentou.

O primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, que chefiou a delegação da Ucrânia, composta por mais de 100 pessoas, afirmou que este incentivo é um “novo começo da cooperação entre os dois países”.

A Ucrânia não está apenas a reconstruir, está a criar “novas regras de jogo, novas abordagens”, disse o político.

Todos os olhos estão postos na Ucrânia e “ditadores e potenciais invasores” também estão a ver como é encarada a violação do direito internacional por parte da Rússia e como o mundo irá reagir, considerou.

De acordo com as autoridades japonesas, cerca de 300 pessoas e 80 empresas dos dois países participam na conferência Japão-Ucrânia para a Promoção do Crescimento Económico e da Reconstrução, coorganizada pelos Governos dos dois países, pela poderosa organização empresarial japonesa Keidanren e pela Organização do Comércio Externo do Japão.

Além do apoio a longo prazo do Japão para ajudar a Ucrânia a alcançar a estabilidade económica, Tóquio e Kiev salientaram a importância de manter sanções rigorosas contra a Rússia, de acordo com um comunicado conjunto.

O Japão anunciou igualmente o início de conversações para a revisão de um pacto de investimento bilateral e a flexibilização das restrições de viagem para os visitantes empresariais japoneses na Ucrânia.

Focada na reconstrução e no investimento na Ucrânia, a conferência tem também como objetivo a segurança nacional do Japão.

Kishida afirmou repetidamente que “a Ucrânia de hoje pode ser a Ásia Oriental de amanhã”, numa altura em que o país asiático assiste a ações militares cada vez mais assertivas da China na região.

A contribuição de cerca de 11 mil milhões de euros do Japão para a Ucrânia nos últimos dois anos é sobretudo financeira e humanitária, dado que o equipamento militar japonês está limitado a armas não letais.

O apoio japonês concentra-se em sete áreas: remoção de minas e detritos, melhoria das condições humanitárias e de vida, agricultura, fabrico de produtos bioquímicos, indústria digital e da informação, infraestruturas nos setores da energia e dos transportes e medidas anticorrupção.

O Japão, em cooperação com outros membros do G7 (sete países mais industrializados do mundo), espera ligar este encontro de Tóquio a uma conferência sobre a reconstrução da Ucrânia, a realizar na Alemanha, em junho.

EJ // VQ

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World