Marcelo e a sondagem Expresso/SIC sobre o 25 de Abril: “As minhas expectativas eram muito menos positivas”

Mesmo considerando que o 25 de Abril “nasceu mais à esquerda do que à direita”, o Presidente da República retira desta sondagem uma certeza: politicamente, a Revolução “tornou-se nacional”. Ainda assim, ainda que surpreendido e satisfeito, deixa um alerta para o futuro: “Há matéria para muita, muita reflexão. Estão lá os pontos críticos”

marcelo e a sondagem expresso/sic sobre o 25 de abril: “as minhas expectativas eram muito menos positivas”

Marcelo e a sondagem Expresso/SIC sobre o 25 de Abril: “As minhas expectativas eram muito menos positivas”

O Presidente da República marcou esta sexta-feira presença na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, onde decorreu a apresentação da sondagem “Os portugueses e o 25 de Abril”, do ICS/ISCTE, feita para o Expresso e a SIC.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, esta é uma sondagem “muito, muito abrangente, representativa e muito, muito completa”, o que permite “medir o pulso à sociedade portuguesa no período que atravessamos”.

Precisamente por permitir concluir, desde logo, que os portugueses estão maioritariamente satisfeitos com a sua democracia, o Presidente ressalva, positivamente também, que o resultado o surpreendeu. “Devo confessar que as expectativas que tinha eram muito menos positivas quanto à visão dos portugueses relativamente ao 25 de Abril. Desde logo também pela conjuntura da sociedade politicamente. Esperava que pudesse existir o risco de a visão estrutural dos portugueses ser atingida pela conjuntura”, justificou Marcelo Rebelo de Sousa.

Declarando curiosidade, “porque não corresponde à tendência crítica do 25 de Abril a que se tem assistido”, o Presidente recorda que “as perguntas relativas à ditadura correspondem a resultados positivos ou saudosos muito, muito pequenos”. E conclui: “O juízo é muito mais positivo relativamente ao 25 de Abril. Há orgulho na transição realizada, nas mudanças substanciais na sociedade portuguesa”.

Assinalando que a democracia “tem defeitos” e que os portugueses “têm noção dos defeitos” — na sondagem, os três únicos aspetos relativamente aos quais os inquiridos acham que estamos pior agora que antes do 25 de Abril são o desemprego, a corrupção e a criminalidade/segurança —, o Presidente da República espera que “apesar da boa notícia” que é o facto de que há uma maioria de inquiridos que considera a situação hoje “melhor” do que a que existia antes do 25 de Abril, possamos desta sondagem retirar uma questão: “Que resultado teremos no futuro?”

E responde, Marcelo Rebelo de Sousa, em tom de aviso à presente navegação política : “Até os especialistas têm dúvidas. Mas há matéria para muita, muita reflexão. Estão lá os pontos críticos.”

Outra conclusão que o Presidente ressalva é a aparente não polarização política quanto a uma avaliação de Abril. “Num tempo em que se debatem as polarizações e como elas se multiplicam, o 25 de Abril tornou-se nacional, mesmo tendo nascido mais à esquerda do que à direita. Mas hoje é visto quase da mesma maneira pela direita e pela esquerda.”

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World