Governo moldavo critica pedido de proteção da Transnístria à Rússia

governo moldavo critica pedido de proteção da transnístria à rússia

DUMITRU DORU/EPA

Chisinau, 28 fev 2024 (Lusa) – A Moldova criticou hoje as iniciativas das autoridades da região separatista pró-russa da Transnístria, que pediram à Rússia “medidas de proteção” face à alegada pressão de Chisinau.

O vice-primeiro-ministro moldavo, Oleg Serebrian, disse, na rede social Telegram, que o Governo “rejeita a propaganda vinda de Tiraspol” capital da autoproclamada república da Transnístria”.

Na sua mensagem, o governante acrescentou que a região beneficia de “políticas de paz, segurança e integração económica” como parte dos seus laços com a União Europeia.

As autoridades da Transnístria aprovaram hoje uma declaração oficial que pede a proteção da Rússia face à Moldova, que adotou recentemente medidas de retaliação económica contra este território.

Na declaração, citada pelas agências noticiosas russas, as autoridades separatistas solicitam a Moscovo que “adote medidas para proteger a Transnístria num contexto de crescente pressão por parte da Moldova”.

Os deputados da Transnístria reuniram-se hoje oficialmente para abordar questões económicas, numa altura em que têm surgido alegações sobre um pedido de unificação deste território com a Rússia, exacerbadas pelas tensões com a vizinha Ucrânia, país invadido pela Rússia em fevereiro de 2022.

Em resposta, a Rússia afirmou que dará prioridade a proteção da população da Transnístria.

“Proteger os interesses dos residentes da Transnístria, os nossos compatriotas, é uma das prioridades. Todos os pedidos são sempre cuidadosamente considerados pelos órgãos russos relevantes”, declarou o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, citado pelas agências de notícias do país.

As tensões na região têm suscitado inquietações nos estados vizinhos e hoje o primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, disse não estar surpreendido com “a ameaça de intervenção russa, ou pelo menos de provocação”, mas avisou que este gesto “mostra o quão perigosa é a situação, e não apenas para a Ucrânia”, país invadido pela Rússia em fevereiro de 2022.

A Transnístria, uma estreita faixa de terra situada entre a Moldova e a Ucrânia, declarou a secessão após um breve conflito em 1992 contra o Exército moldavo.

A Rússia mantém 1.500 militares no território, segundo os números oficiais, envolvidos numa missão de manutenção da paz.

O congresso reuniu-se pela primeira vez desde 2006, quando os deputados separatistas decidiram organizar um referendo sobre a integração da Transnístria na Rússia.

No decurso desta consulta pública, cujo resultado não foi reconhecido internacionalmente, a população local votou por larga maioria (97,1%) a favor da unificação com a Rússia.

Desde o início da invasão russa da Ucrânia, têm surgido alusões sobre uma eventual expansão do conflito à Transnístria.

Em 2023, as autoridades deste estado autoproclamado acusaram designadamente Kiev de pretender atacá-lo, após terem afirmado que preveniram em março um atentado contra os seus dirigentes.

Na semana passada, o Ministério da Defesa russo assegurou que a Ucrânia preparava uma “provocação armada” contra a Transnístria.

O território, que percorre o rio Dniestr e conta oficialmente com 465.000 habitantes na maioria russófonos, não é reconhecido como estado pelas instâncias internacionais, incluindo por Moscovo.

HB (PCR) // PDF

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World