Zelensky propõe reunião a Tusk para aliviar tensão da Ucrânia com agricultores polacos

Agricultores polacos realizam há vários dias protestos nas estradas e exigem, entre outras coisas, que o seu país se retire do chamado “Pacto Verde” europeu e que as importações agroalimentares da Ucrânia para a União Europeia sejam vetadas

zelensky propõe reunião a tusk para aliviar tensão da ucrânia com agricultores polacos

Zelensky propõe reunião a Tusk para aliviar tensão da Ucrânia com agricultores polacos

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, propôs esta quarta-feira ao primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, uma reunião na fronteira comum para tentar resolver a crescente tensão causada pelos bloqueios dos agricultores polacos nos postos fronteiriços.

“Peço-lhe, Donald, senhor primeiro-ministro, que venha também à fronteira. Andrzej, senhor Presidente, peço-lhe que apoie este diálogo”, disse Zelensky, numa mensagem em ucraniano e em polaco, publicada na rede social Telegram, referindo-se também ao Presidente da Polónia, Andrzej Duda. “Estou disposto a estar também na fronteira, juntamente com o nosso Governo”, disse o Presidente da Ucrânia, que solicitou que um representante da Comissão Europeia também participasse na reunião.

Os agricultores polacos realizam há vários dias protestos nas estradas e exigem, entre outras coisas, que o seu país se retire do chamado “Pacto Verde” europeu e que as importações agroalimentares da Ucrânia para a União Europeia (UE) sejam vetadas.

Zelensky apelou a todos para que se lembrem “do significado da palavra solidariedade” e atribuiu o aumento da tensão com a vizinha Polónia, pelo menos em parte, às tentativas de manipulação por parte da Rússia. “Chega de Moscovo nas nossas terras. Chega de mal-entendidos”, afirmou o líder ucraniano, num dia em que, apesar do forte destacamento policial nos postos de fronteira, registaram-se incidentes isolados, nomeadamente confrontos entre elementos dos piquetes do protesto e viajante e a queima de pneus.

“Trata-se da segurança nacional. Não devemos adiá-la”, sublinhou Zelensky, apelando para que a reunião se realize antes do próximo sábado, 24 de fevereiro, dia que marca o segundo aniversário da invasão russa da Ucrânia.

Na terça-feira, os agricultores polacos retomaram os protestos nas autoestradas e cidades de todo o país, provocando engarrafamentos de quilómetros nas principais vias rodoviárias. Nas passagens de fronteira, como em Dorohusk e Meydika, os bloqueios à passagem de camiões ucranianos foram alargados intermitentemente a todo o tráfego rodoviário, incluindo autocarros de passageiros e automóveis particulares.

O Governo polaco tem pedido que os protestos sejam conduzidos de forma pacífica e sem mensagens provocatórias, depois de terem sido divulgadas fotografias de um trator com um texto que parecia elogiar o Presidente russo, Vladimir Putin.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World