NATO entre alvos. Brecha em empresa chinesa expõe esquema de pirataria informática

android, nato entre alvos. brecha em empresa chinesa expõe esquema de pirataria informática

Um conjunto de documentos da I-Soon agora expostos revela que a empresa chinesa de segurança cibernética contratava piratas informáticos para extrair dados de pelo menos 20 governos e territórios estrangeiros. Os alvos seriam Taiwan, Hong Kong, Índia e Reino Unido, além da NATO.

A  I-Soon viu os seus arquivos alegadamente revelados por um membro insatisfeito, que o terá feito propositadamente, de acordo com o site Malwarebytes.

Os dados do fornecedor cibernético chinês, que trabalha para o Governo de Pequim, expuseram diversas ferramentas e serviços de hacking.  Acredita-se que a embresa seria um operador privado que reunia múltiplos indivíduos que vendiam os seus conhecimento informático para extraírem dados de diversas entidades. Ao mesmo tempo, oferecia serviços de consultoria em tecnologia da informação, de acordo com a Crunchbase.  A I-Soon, também conhecida como Anxun Xinxi, reportava ao Ministério de Segurança Pública da China. O site da empresa está desativado desde quarta-feira.

Os ficheiros em causa são compostos por registos de conversas, prospetos de empresas e amostras de dados. Na mira das atividades dos hackers contratados estavam entidades como a NATO ou o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido. Este arquivo demonstra a extensão das operações de recolha de informações da China, ao mesmo tempo que sublinha as pressões de mercado sentidas pelos hackers que vendem os seus serviços como uma prática mercenária, num país que se movimenta com dificuldades económicas. Alvos dos hackers

A análise do arquivo agora revelado sustenta que os hackers ao serviço da empresa moviam-se entre múltiplos alvos, de onde extraíram muitos dados com sucesso. De acordo com o Washington Post, a I-Soon foi contratada para extrair dados de pelo menos 20 governos e territórios estrangeiros, incluindo Taiwan, Hong Kong, Índia e Reino Unido. Por exemplo, na Índia conseguiram aceder a 95,2 gigabytes de dados sobre imigração, enquanto que de Taiwan extraíram 459 GB de dados de mapeamento rodoviário. Passaram pelo Ministério das Relações Exteriores da Tailândia, pela Agência de Inteligência e Senado e ainda retiraram três terabytes de dados de registo de chamadas ao provedor de telecomunicações LG U Plus da Coreia do Sul.

Entre os documentos extraídos, estavam ainda informações sobre uma campanha para monitorizar de perto as minorias étnicas na China e as empresas de jogos online.

As instalações do Ministério das Relações Exteriores e do Tesouro britânicos e grupos de reflexão económicos como a Chatham House e o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos também foram vasculhados pela atividade cibernética da empresa chinesa.

Um porta-voz da Chatham House já reagiu: “Estamos cientes desses dados que estão a vir à tona e estamos naturalmente preocupados. A Chatham House leva a segurança de dados e informações extremamente a sério. No clima actual, nós, juntamente com muitas outras organizações, somos alvo de tentativas regulares de ataques por parte de intervenientes estatais e não estatais”. “Temos medidas de proteção em vigor, incluindo salvaguardas baseadas em tecnologia que são revistas e atualizadas regularmente”, concluiu, citado na publicação britânica The Guardian. Por sua vez, a NATO argumentou que “

a Aliança enfrenta ameaças cibernéticas persistentes e preparou-se para isso investindo em extensas defesas cibernéticas. A NATO analisa todas as alegações de ameaças cibernéticas”.

Um outro serviço que a I-Soon alegava ter capacidade era que poderia hackear contas no X, obter informações pessoais do Facebook, obter dados de bancos de dados internos e comprometer vários sistemas operacionais, incluindo Mac e Android. 

Outro exemplo vem do departamento de segurança pública de uma cidade da província chinesa de Shandong que alegadamente pagou quase 44 mil libras para obter acesso às caixas de entrada de e-mail de dez alvos, durante um ano.

Ainda não é claro o objetivo da recolha dos dados. Alan Woodward, especialista em segurança de computadores da Universidade de Surrey, explica que “o Estado chinês está basicamente a recolher o máximo de dados possível”. E realça: “Eles só querem o máximo de informação possível, caso seja útil”.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World