Jornalista francês detido e acusado de "conspiração para criar caos"

O jornalista francês Antoine Galindo, da Africa Intelligence, está detido na Etiópia acusado de “conspiração para criar o caos” no país, informaram hoje o ‘site’ de notícias e o Comité para a Proteção dos Jornalistas (CPJ).

O jornalista francês Antoine Galindo, da Africa Intelligence, está detido na Etiópia acusado de “conspiração para criar o caos” no país, informaram hoje o ‘site’ de notícias e o Comité para a Proteção dos Jornalistas (CPJ).

“Na quinta-feira, 22 de fevereiro, (…) agentes de segurança (…) detiveram o cidadão francês Antoine Galindo, jornalista da Africa Intelligence (…). Desde então, está detido na esquadra da polícia de Adis Abeba”, noticiam os media franceses.

Galindo chegou à capital etíope em 13 de fevereiro para cobrir a 37.ª Cimeira Ordinária de Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA) em Adis Abeba.

O jornalista tinha um visto que lhe permitia trabalhar no país e tinha informado as autoridades etíopes do trabalho que iria efetuar.

No sábado, o CPJ registou que o jornalista compareceu em tribunal sob a acusação de conspirar com dois grupos armados, o Exército de Libertação Oromo (OLA) e a milícia local Fano, para incitar à agitação na capital, embora a polícia não tenha apresentado provas substanciais.

Na audiência, Galindo pediu para ser libertado sob fiança, mas a polícia argumentou que precisava de o manter sob custódia para deter outros suspeitos, identificados como cúmplices, e para ter acesso aos registos das telecomunicações do jornalista.

Galindo foi detido no Hotel Skylight, na capital etíope, quando entrevistava Bate Urgessa, um responsável político da Frente de Libertação Oromo (OLF), da oposição, que também está detido, disse o advogado do jornalista ao CPJ.

“A detenção de Antoine Galindo é mais um exemplo do péssimo historial da Etiópia em matéria de liberdade de imprensa, onde pelo menos oito outros jornalistas estão atrás das grades pelo seu trabalho e devem também ser urgentemente libertados”, disse a diretora do programa do CPJ para África, Angela Quintal.

O CPJ assinalou a Etiópia é o segundo país que fez mais detenções de jornalistas na África subsaariana, com pelo menos oito jornalistas detidos desde 01 de dezembro de 2023.

A OLF foi um dos partidos que deixou de ser considerado terrorista quando o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, chegou ao poder em abril de 2018.

Os líderes da OLF começaram a regressar do exílio em setembro do mesmo ano.

Leia Também: África pede aos EUA para prologarem programa de luta contra a SIDA

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World