Kremlin confirma retirada das forças destacadas no Nagorno-Karabakh

As tropas russas destacadas no Nagorno-Karabakh desde 2020 começaram a retirada, anunciou hoje o Kremlin, sete meses depois de o Azerbaijão ter ocupado o enclave controlado durante três décadas pelos separatistas arménios.

kremlin confirma retirada das forças destacadas no nagorno-karabakh

As tropas russas destacadas no Nagorno-Karabakh desde 2020 começaram a retirada, anunciou hoje o Kremlin, sete meses depois de o Azerbaijão ter ocupado o enclave controlado durante três décadas pelos separatistas arménios.

“Sim, é de facto esse o caso”, disse o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov, aos jornalistas, confirmando as informações dos meios de comunicação social do Azerbaijão de que a retirada já tinha começado.

No outono de 2020, uma guerra de seis semanas opôs o Azerbaijão aos separatistas apoiados pela Arménia pelo controlo do Nagorno-Karabakh, resultando em 6.500 mortes.

A guerra terminou com uma pesada derrota para as forças arménias, que foram obrigadas a ceder grandes extensões de território.

A Rússia enviou então uma força de manutenção da paz de dois mil soldados para fazer cumprir os termos do cessar-fogo e a retirada das tropas separatistas.

Em setembro de 2023, o Azerbaijão levou a cabo uma nova ofensiva apoderando-se da totalidade do Nagorno-Karabakh, sem a intervenção das forças russas, pondo fim a três décadas de conflito pelo controlo do enclave.

A Arménia denunciou com veemência a inação do aliado russo, há muito considerado o árbitro tradicional no Cáucaso, e aproximou-se do Ocidente.

Desde essa altura, os Estados Unidos, a União Europeia e a Rússia têm tentado mediar a assinatura de um tratado de paz que resolva os diferendos territoriais entre Baku e Erevan, mas as conversações não têm alcançado progressos concretos.

Baku reivindica oito aldeias na posse da Arménia e exige a criação de um corredor terrestre através da região arménia de Siounik (sul) para ligar o Azerbaijão ao enclave de Nakhichevan e depois à Turquia.

Erevan pede o enclave de Artsvashen (Bashkend em azeri), controlado por Baku desde os anos 1990, bem como as zonas conquistadas pelo Azerbaijão nos últimos três anos e situadas dentro das fronteiras da Arménia.

Leia Também: Supremo Tribunal russo vai ser presidido pela 1.ª vez por uma mulher

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World