Kim Jong-un supervisiona exercícios militares com novos lançadores de foguetes

Seul informou que Pyongyang lançou vários mísseis balísticos na segunda-feira, que percorreram cerca de 300 quilómetros antes de se despenharem no mar do Leste, também conhecido como mar do Japão.

kim jong-un supervisiona exercícios militares com novos lançadores de foguetes

Kim Jong-un supervisiona exercícios militares com novos lançadores de foguetes

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, supervisionou exercícios militares com novos lançadores múltiplos de foguetes, anunciou, esta terça-feira, a agência de notícias estatal da Coreia do Norte, KCNA.

O anúncio foi feito numa altura em que o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, está de visita à Coreia do Sul, e num contexto de tensões com Seul e Washington.

Estes exercícios norte-coreanos acontecem alguns dias depois do fim dos exercícios militares de grande escala entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul.

Seul informou que Pyongyang lançou vários mísseis balísticos na segunda-feira, que percorreram cerca de 300 quilómetros antes de se despenharem no mar do Leste, também conhecido como mar do Japão.

De acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap, os grandes lançadores de foguetes, designados KN-25 pelos militares de Seul e Washington, projetam mísseis balísticos de curto alcance. Pyongyang afirma que podem ser equipados com uma ogiva nuclear tática.

O líder norte-coreano supervisionou os exercícios de segunda-feira, que testaram as “capacidades de guerra reais” destas armas, de acordo com a KCNA.

Os exercícios também envolveram a simulação da explosão aérea de um projétil de um grande lançador múltiplo de foguetes a uma altitude determinada acima do alvo, informou a agência norte-coreana.

Kim Jong-un disse que o lançador pode ajudar o Norte a “bloquear e a suprimir a possibilidade de guerra com uma preparação perfeita e constante para desmoronar a capital do inimigo”, acrescentou.

Imagens publicadas pelos meios de comunicação estatais mostram o líder do país, vestido com o habitual casaco de cabedal preto, a observar os exercícios ao lado de generais e a celebrar o aparente sucesso, levantando o punho.

Cimeira Anual da Democracia

O secretário de Estado norte-americano chegou à Coreia do Sul no domingo para participar na terceira edição da Cimeira Anual da Democracia, uma iniciativa do Presidente dos EUA, Joe Biden, que Seul acolhe até quarta-feira.

A cimeira conta com a presença de funcionários governamentais, organizações não-governamentais e membros da sociedade civil.O secretário de Estado norte-americano reuniu-se também com o homólogo sul-coreano, Cho Tae-yul, e discutiu o reforço da aliança entre Washington e Seul no âmbito de uma política de “dissuasão alargada” face ao Norte.

Na semana passada, Seul e Washington concluíram os exercícios anuais em grande escala “Escudo da Liberdade” (“Freedom Shield”), que envolveram a interceção de mísseis e ataques aéreos.

O número de tropas que participaram foi o dobro do registado em 2023.No início destem mês, Pyongyang advertiu que os EUA e a Coreia do Sul iam pagar um “preço elevado” por estas manobras.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World