Há dois países Europeus alimentados a 100% por energias renováveis

O ano passado foi o melhor ano de sempre para a instalação de energia eólica. O mundo instalou mais 116 gigawatts de capacidade de energia eólica em 2023, de acordo com o último Relatório Eólico Global da associação comercial do setor, o Conselho Global de Energia Eólica (GWEC). Trata-se de um aumento de 50 por cento em relação a 2022, o que o torna o melhor ano de sempre para novos projetos eólicos.

A China liderou a instalação eólica offshore e onshore, seguida pelos EUA, Brasil e Alemanha. Graças ao forte crescimento nos Países Baixos, a Europa também teve um ano recorde em 2023, com 3,8 gigawatts de nova capacidade eólica offshore.

O relatório observa que, embora o crescimento da energia eólica esteja altamente concentrado em alguns grandes países, algumas outras regiões e nações registaram um crescimento recorde. A África e o Médio Oriente instalaram quase 1 gigawatt de capacidade de energia eólica em 2023, quase o triplo do ano anterior.

Os seus autores afirmam que o mundo está “a avançar na direção certa no combate às alterações climáticas”. Os autores alertam, no entanto, para o facto de o crescimento anual dever ser de, pelo menos, 320 gigawatts até 2030, para cumprir o compromisso assumido na COP28 de triplicar as energias renováveis até ao final da década.

“É ótimo ver a retoma do crescimento da indústria eólica e estamos orgulhosos por termos atingido um novo recorde anual”, afirmou o CEO da GWEC, Ben Backwell. “No entanto, muito mais precisa de ser feito para desbloquear o crescimento.”

Que países são totalmente alimentados por energias renováveis?

Sete países produzem atualmente toda a sua energia a partir de fontes renováveis, de acordo com os dados da Agência Internacional da Energia (AIE) e da Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA).

Mais de 99,7% da eletricidade na Albânia, Butão, Etiópia, Islândia, Nepal, Paraguai e República Democrática do Congo provém de energia geotérmica, hídrica, solar ou eólica.

há dois países europeus alimentados a 100% por energias renováveis

Solar panels work in the town of Milagro, Navarra Province, northern Spain. AP Photo/Alvaro Barrientos, File

A Noruega aproximou-se com 98,38% da sua energia proveniente do vento, da água ou da energia solar, de acordo com os dados compilados pelo Professor Mark Jacobson da Universidade de Stanford.

Outros 40 países obtiveram pelo menos metade da sua eletricidade a partir de energias renováveis em 2021 e 2022, incluindo 11 na Europa. Outros, como a Alemanha ou Portugal, são capazes de funcionar com 100% de energia eólica, hídrica e solar durante curtos períodos de tempo.

Energia solar poderá ultrapassar as outras energias renováveis

Embora muitos destes países utilizem atualmente uma grande quantidade de energia hidroelétrica ou eólica, os especialistas prevêem que a energia solar possa vir a assumir-se como uma fonte importante num futuro próximo. A tecnologia melhorou e os custos estão a baixar rapidamente.

A energia solar dominou a expansão da capacidade das energias renováveis em 2023, representando 73% de todo o crescimento, seguida da energia eólica com 24%. Atualmente, representa 37% da capacidade total de energia renovável do mundo.

Um estudo de 2023 da Universidade de Exeter e da University College London prevê que a energia solar atingirá um “ponto de viragem irreversível”, tornando-se a principal fonte de energia do mundo até 2050.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World