Escapar à guerra. Coreia do Sul com número histórico de pedidos de asilo de russos

escapar à guerra. coreia do sul com número histórico de pedidos de asilo de russos

O número de requerentes russos de asilo na Coreia do Sul quintuplicou no ano passado, face a 2022. A maioria dos candidatos reconhece que abandona a Rússia com o intuito de escapar à mobilização para a guerra na Ucrânia.

O número reportado pelas autoridades sul-coreanas é de 5.750 pedidos de asilo por parte de cidadãos russos em 2023.

Regista-se assim um aumento de cinco vezes relativamente aos 1.038 do ano anterior, segundo o Serviço de Imigração da Coreia do Sul.O número atingido no ano passado corresponde ao total de requerentes de asilo russos registados ao longo de 26 anos, entre 1994 a 2019. Os russos tornam-se assim o maior grupo a procurar refúgio no país do leste Asiático.

Fugir à guerra

A mobilização militar de 300 mil homens levada a cabo pelo presidente Vladimir Putin em setembro de 2022 levou muitos russos a procurar refúgio no estrangeiro, nomeadamente na Coreia do Sul.

O documento divulgado pelas autoridades de Seul revela que os requerentes de asilo russos admitem pretender evitar a integração nas linhas da frente da guerra na Ucrânia.

De acordo com o relatório, a maioria dos pedidos reporta “opiniões políticas” como a principal razão para pedir asilo, com 4.580 requerentes a oporem-se ao recrutamento. Pelo menos 2.665 cidadãos mostram-se preocupados com questões religiosas e 1.205 sentem-se ameaçados devido a pertencerem a grupos sociais específicos. Outros 887 procuram reunir-se com as famílias e 719 invocam razões raciais. Apesar do aumento nos pedidos de asilo, a taxa de aprovação do estatuto de refugiado na Coreia do Sul continua baixa. Dos 5.950 casos avaliados no ano passado,

apenas 1,7 por cento – 101 requerentes – obtiveram o estatuto de refugiado.

Recorde de pedidos de asilo

O ano de 2023 ficou marcado pelo maior número de pedidos de asilo em geral, relativamente aos últimos oito anos, ainda de acordo com o Serviço de Imigração sul-coreanos.

O afluxo de requerentes de asilo atingiu os 18.838 pedidos, o que representa um aumento de 63 por cento em relação ao ano anterior.

Depois dos russos, os maiores grupos de requerentes de asilo vieram do Cazaquistão, da China, da Malásia e Índia.

Para o aumento contribuíram, em grande medida, cidadãos do Cazaquistão, com 2.094 pedodas, e da China, com 1.282. Da Malásia viajaram 1.205 e da Índia 1.189. Os candidatos russos representaram a maioria dos pedidos de asilo, correspondendo a 30,5 por cento do total de recursos, noticiou a agência Korea Bizwire. Em agosto de 2023, a publicação The Economist revelava que pelo menos um milhão de russos tinham abandonado o país. A tendência continua em janeiro de 2024, com os russos à frente nos registos de pedidos de refúgio a Seul.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World