Japão quer adaptar 16 portos e aeroportos para possível uso de defesa

japão quer adaptar 16 portos e aeroportos para possível uso de defesa

O Japão quer adaptar alguns aeroportos e portos para serem usados pelas forças de defesa em casos de emergência, à medida que crescem preocupações com a presença militar da China em águas próximas, foi hoje noticiado.

A medida integra a política do Governo japonês de designar “de uso especial” 11 portos e cinco aeroportos, permitindo que sejam utilizados pelas Forças de Autodefesa do Japão, informou a emissora estatal NHK.

A lista de aeroportos inclui Naha, Miyazaki, Nagasaki, Fukue e Kitakyushu, todos no sul do Japão, estratégicos devido à proximidade com a China e Taiwan.

Os 11 portos a designar como “utilização especial” incluem vários em Okinawa, Kyushu e Shikoku, no sul do Japão, bem como em Hokkaido, no norte, cujas docas serão alargadas, apesar de a utilização continuar a ser essencialmente civil.

O plano deverá ser aprovado numa reunião de ministros em abril, com uma dotação financeira de 35 mil milhões de ienes (213 milhões de euros) para o projeto de expansão da pista e do cais, a ter início no próximo ano.

Em dezembro de 2022, o Japão adotou uma nova Estratégia de Segurança Nacional, que representa a maior reviravolta neste domínio desde o final da Segunda Guerra Mundial, alinhando as capacidades de defesa com as de outros países vizinhos, desenvolvendo estratégias de contra-ataque e aumentando substancialmente as despesas com a Defesa.

O Governo também duplicou o orçamento de defesa para este ano fiscal, com um recorde de 7,7 biliões de ienes (43 mil milhões de euros), como parte da estratégia de rearmamento do Japão no contexto do aumento do armamento regional.

Com estas novas capacidades, o Japão espera ganhar poder de dissuasão perante as crescentes ameaças da Coreia do Norte e da China.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World