Titanic II: A réplica do navio mais famoso do mundo zarpará em Junho de 2027

titanic ii: a réplica do navio mais famoso do mundo zarpará em junho de 2027

Projecto Titanic II, da empresa australiana Blue Star Line.

A 10 de Abril de 1912, o que viria a ser o navio mais famoso da história contemporânea, o Titanic, zarpou de Southampton, Inglaterra. O transatlântico, que deveria chegar a Nova Iorque, adquiriu tal relevância por ter tido um destino fatal bem conhecido. Apenas dois dias antes de atracar no porto da cidade americana, colidiu com um icebergue, protagonizando o mais trágico naufrágio do século XX.

Ao longo dos últimos 112 anos, o Titanic e todas as incógnitas que continuam a rodear o acontecimento ficaram gravadas na memória colectiva da população, também devido às histórias – reais e fictícias – que foram divulgadas pela indústria cultural, como o popular filme de James Cameron.

Assim, muitos curiosos deste episódio histórico imaginaram-se a bordo do navio a atravessar o Atlântico como fizeram, com maior ou menor sucesso, Benjamin Guggenheim ou Violet Constance Jessop, conhecida como “a senhora inafundável”. Agora, o sonho de muitos pode tornar-se realidade.

A companhia de navegação Blue Star Line, gerida pelo magnata Clive Palmer, anunciou o projeto de reviver o Titanic. O projecto Titanic II, que já reúne “os melhores construtores navais, designers e engenheiros do mundo”, segundo o comunicado oficial, promete proporcionar aos passageiros uma experiência de viagem próxima das condições do transatlântico original, mas com as garantias de segurança oferecidas pelas novas tecnologias. A viagem inaugural da réplica está prevista para Junho de 2027.

COMO SERÁ O TITANIC II?

A empresa australiana já divulgou as características do navio: pesará cerca de 56.000 toneladas, cerca de 4.000 a mais do que o original, mas o número de conveses e o comprimento serão os mesmos do navio de 1912. Para além disso, os passageiros também serão divididos em classes: concretamente, haverá 383 quartos de primeira classe, 201 quartos de segunda classe e 251 quartos de terceira classe, perfazendo um total de 835 cabines. O mesmo número que o seu modelo.

Em princípio, a rota do navio será exactamente a mesma que o modelo do século XX pretendia percorrer: partirá de Southampton, na Inglaterra, e fará as escalas correspondentes até chegar ao porto de Nova Iorque, nos EUA. No entanto, o director da empresa de navegação comunicou que não exclui a possibilidade de levar o transatlântico para outras águas, para que muito mais pessoas possam desfrutar desta experiência única.

E quanto aos espaços interiores do navio? É aqui que a viagem fará um as delícias daqueles que testemunharam, através de fotografias ou descrições escritas, o luxo que o verdadeiro Titanic ostentava. A Blue Star Line garantiu que os restaurantes, as salas de jantar e os lounges serão representados como no modelo original. No entanto, ainda não foi confirmado se os passageiros poderão experimentar os privilégios e limitações das três classes na mesma viagem.

GARANTIAS DE SEGURANÇA DO SÉCULO XXI

A ideia de reproduzir um navio que se afundou fatalmente no meio do Atlântico não é isenta de dúvidas. No entanto, a Blue Star Line afirma que a nova versão oferecerá sistemas de segurança modernos, desenvolvidos pelos melhores e mais experientes engenheiros.

É também de salientar que o Titanic original não era, de facto, um navio inseguro em si mesmo. O seu design e construção estavam na vanguarda da época e, em termos de planos, era provavelmente mais seguro do que quase todos os navios da altura. Embora o seu afundamento ainda esconda mistérios e intrigas, sabe-se que o erro principal não teve nada a ver com a qualidade dos materiais, mas com a manobra de viragem ordenada pelo oficial William Murdoch.

Palmer especificou numa conferência de imprensa em 13 de Março de 2024 que o seu objectivo é dar a milhares de pessoas a oportunidade de viajar no tempo até 1912 para experimentar em primeira mão a atmosfera de elegância por detrás das portas do Titanic: “Milhões de pessoas sonharam navegar nele, vê-lo no porto e experimentar a sua majestade única. O Titanic II será o navio onde esses sonhos se tornarão realidade”. E quanto custará o seu investimento? Entre 500 milhões e mil milhões de dólares, um preço acessível para alguém que ganha cerca de 500 milhões de dólares por ano em direitos de exploração mineira. De facto, quando lhe perguntaram quanto dinheiro custaria construir o Titanic II, Clive Palmer disse: “É muito mais divertido fazer o Titanic do que ficar em casa a contar dinheiro”, conclui o magnata australiano.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World