Irão considera plano de novas sanções europeias "um ato vergonhoso"

A União Europeia pretende impor novas sanções ao país pela entrega de mísseis e ‘drones’ à Rússia e aos grupos que apoia no Médio Oriente, o que motivou uma reação assertiva do porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano.

Irão considera plano de novas sanções europeias “um ato vergonhoso”

O Irão considerou esta segunda-feira vergonhoso o plano da União Europeia (UE) de impor novas sanções ao país pela entrega de mísseis e ‘drones’ à Rússia e aos grupos que apoia no Médio Oriente.

“Se tomarem alguma ação, será registado como um ato vergonhoso na história da Europa”, disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Naser Kananí, numa conferência de imprensa, realizada em Teerão, sobre as possíveis sanções contra o seu país.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa da União Europeia (UE) reúnem-se esta segunda-feira no Luxemburgo para tentar chegar a um acordo político que permita alargar as sanções contra o Irão.

O debate foi marcado na sequência do recente ataque do Irão contra Israel e após a intenção inicial manifestada numa reunião extraordinária sobre a situação no Médio Oriente na semana passada.

O objetivo é sancionar os mísseis iranianos e alargar as medidas restritivas contra indivíduos e entidades iranianas responsáveis pela transferência de ‘drones’ (aeronaves não tripuladas), disse um responsável europeu na antevisão do encontro.

Se sancionarem Teerão “será uma recompensa para o regime agressor e uma ação ilegal contra um Governo que apenas agiu dentro da estrutura das leis para criar dissuasão”, defendeu o porta-voz iraniano.

Kananí referia-se ao atentado bombista de 01 de abril ao consulado iraniano em Damasco, no qual morreram sete membros da Guarda Revolucionária, e ao ataque retaliatório com centenas de mísseis e ‘drones’ contra Israel, que não causou danos.

“É interessante notar que a União Europeia não adotou quaisquer sanções contra o regime que cometeu crimes e massacrou o povo palestiniano, executou doentes e feridos dentro de um hospital e usou o complexo hospitalar como vala comum, mas fala em sanções contra um Governo que agiu no âmbito do direito internacional”, sublinhou.

Na reunião desta segunda-feira no Luxemburgo, os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa da UE vão também discutir a possibilidade de sancionar a produção de mísseis balísticos, com a UE a continuar relutante em fazê-lo por ainda não ter encontrado provas de que o Irão os esteja a fornecer à Rússia.

O alargamento das sanções contra o Irão, na sequência dos ataques a Israel, tem como base o apoio de Teerão à invasão russa da Ucrânia e visa apaziguar as tensões e evitar uma escalada regional do conflito, de acordo com Bruxelas.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World