Pinto da Costa disparou e algemou-se

Opinião de João Rosado. As contas semifalhadas do presidente do FC Porto foram apenas um dos vários tiros dados nos pés desde o início da recandidatura.

pinto da costa disparou e algemou-se

Pinto da Costa disparou e algemou-se

É fruta da época, como se costuma dizer. Com o País colado à televisão a escrutinar todas as propostas dos programas eleitorais para as legislativas de 10 de março, é natural que um respeitável cidadão deixe escapar uma daquelas promessas que depois não consegue cumprir na íntegra.

Pode ter sido o caso de Jorge Nuno Pinto da Costa. Outrora habilitado na cena política, o líder máximo do FC Porto, na grande entrevista que deu à SIC em novembro último, estipulou três condições para se recandidatar e ontem ficou a saber-se que uma delas já não será completamente respeitada.

Em comunicado enviado à CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), a SAD portista reconheceu a existência de capitais próprios negativos de 8,5 milhões de euros referentes ao primeiro semestre da época 2023-24, o que contraria de forma substancial um dos pressupostos estabelecidos por Pinto da Costa (PC) para oficializar a corrida ao 16º mandato.

pinto da costa disparou e algemou-se

Além da qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões (é já amanhã na Invicta que se realiza a primeira mão do confronto com o Arsenal) e do lançamento das bases para a nova Academia, o experimentado presidente tinha condicionado a ida a sufrágio à apresentação, por parte da SAD, de “capitais próprios positivos ou perto disso”.

Conforme se percebeu pelas palavras proferidas por PC esta segunda-feira na cerimónia de apresentação dos referidos resultados, o “perto disso” constitui agora a única tábua de salvação no discurso montado para o exterior em nome de uma coerência que pode dar pontos no campeonato da semântica, mas dificilmente terá reflexos na contagem dos votos.

Com André Villas-Boas à cabeça, os grandes rivais na disputa de abril não deixarão de tirar proveito das contas semifalhada do recordista de títulos a nível mundial e que ameaça bater o recorde de tiros nos pés desde que iniciou a aventura rumo ao ciclo governativo de 2024-2028.

pinto da costa disparou e algemou-se

Em primeiro lugar, Pinto da Costa não precisava de fazer nenhum tabu. Qualquer dirigente com décadas a fio no poder e um leque de conquistas que dava para encher dois museus perceberia que teriam sempre de ser os “outsiders” a dar todas as explicações aos associados.

Na qualidade de aclamado arquiteto da construção e reconhecimento do FC Porto como instituição de prestígio universal, Jorge Nuno só teria de se dar ao trabalho de pedir ao seu “staff” para recolher as assinaturas necessárias à formalização das intenções há muito denunciadas.

O facto de ter criado um mistério nacional que de… misterioso não teve nada acabou por reforçar os planos dos outros pretendentes, dando até a dispensável ideia de que apenas entrou em campanha porque acima de tudo não queria ver um antigo treinador sentar-se na cadeira mais alta.

PRETORIANO NO BRANCO

No fundo, logo de início, gerou-se o sentimento de que no quartel-general do senhor do Dragão a estratégia foi concebida em jeito de reação e atualmente nada que possa traduzir astuta jogada de antecipação é lançado para a agenda mediática.

De certeza mal habituado pela circunstância de nunca ter enfrentado uma oposição robusta, o “presidente dos presidentes” não reagiu com o tom nem o “timing” apropriados à noite nefasta de 13 de novembro (data da Assembleia Geral que acabou por sediar a “Operação Pretoriano”) e aos crimes cometidos junto da residência de Villas-Boas.

Como se isso não fosse suficiente, algemou-se a si mesmo às tais (três) condicionantes de recandidatura sabendo de antemão e muito melhor do que ninguém que uma delas era extraordinariamente difícil de executar na plenitude, contrastando com a que já estava no bolso (apuramento na Champions) e com a terraplanada em Gaia (terrenos da futura Academia).

O que levou Pinto da Costa a autolimitar-se em praça pública é ainda mais intrigante em função do que anunciou ontem (a entrada até final do mandato de um valor entre os 60 e os 70 milhões de euros fruto de acordo com parceiro internacional) e daquilo que constituía igualmente outros dos segredos expostos à vista de todos.

Sérgio Conceição nunca iria esconder-se atrás das cortinas e não era de facto preciso usar as vestes de São Tomé para crer no apoio do técnico ao amigo de uma vida.

pinto da costa disparou e algemou-se

Também isso PC conseguiu desperdiçar em poucos minutos, relembrando no Coliseu a amizade com Fernando Madureira, o chefe da claque “Super Dragões” que se encontra em regime de prisão preventiva.

pinto da costa disparou e algemou-se

Resta saber qual deles está mais aprisionado. Uns votarão no “Macaco”, outros colocarão uma cruz no homem que continua a fechar-se em promessas.

Se isto não é correr dentro de uma cela… andará perto disso.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World