Índia manifesta "empenho" no fortalecimento de relações com a Ucrânia

A Índia, historicamente aliada da Rússia, e que reivindicou neutralidade desde o início da guerra apesar das pressões ocidentais, afirmou o seu “empenho” no reforço das relações globais e da cooperação bilateral com a Ucrânia.

Índia manifesta “empenho” no fortalecimento de relações com a Ucrânia

O ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, disse esta sexta-feira que o seu país está empenhado em “fortalecer a relação” com a Ucrânia, cujo ministro dos Negócios Estrangeiros, Dmitry Kuleba, chegou na quinta-feira a Nova Deli.

“As nossas conversações centraram-se no atual conflito [entre a Rússia e a Ucrânia] e nas suas ramificações mais vastas. Trocámos pontos de vista sobre várias iniciativas nesse contexto”, afirmou Jaishankar na rede social X, depois de se ter encontrado com Kuleba, que faz a sua primeira visita à Índia desde o início do conflito.

A Índia, historicamente aliada da Rússia, e que reivindicou neutralidade desde o início da guerra apesar das pressões ocidentais, afirmou o seu “empenho” no reforço das relações globais e da cooperação bilateral com a Ucrânia.

Jaishankar considerou que a visita do ministro ucraniano daria a Nova Deli “uma oportunidade para compreender a situação” na região.

Kuleba, por sua vez, disse ter viajado até à Índia a convite do seu homólogo, com o objetivo de “revitalizar os laços” entre as duas nações.

O ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros aterrou em Nova Deli na quinta-feira, uma semana depois de o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, ter mantido duas conversações quase consecutivas com o Presidentes ucraniano, Volodymir Zelenski, e russo, Vladimir Putin.

Numa mensagem anterior à sua reunião com Jaishankar, Kuleba disse que iria procurar um apoio indiano mais claro para a cimeira de paz proposta pela Suíça.

A posição neutra do Governo de Modi é, por vezes, encarada como ambivalente e, noutras, como um apoio velado ao Kremlin, a que Nova Deli se refere como “um amigo experimentado e testado em todos os tempos”.

A Rússia tornou-se um aliado muito importante para a Índia durante a Guerra Fria, quando Moscovo era quase o único fornecedor de armas a Nova Deli, fornecendo até 85% das aquisições de defesa, uma dependência que a potência asiática ainda não conseguiu inverter.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World