Primeiro-ministro indiano inaugura templo hindu sobre as ruínas de uma mesquita histórica

Templo, erguido sobre os escombros a mesquita do século XV e destruída há 30 anos por extremistas hindus, é dedicado a ‘Lord Ram’, uma das divindades do hinduísmo e atendeu ao pedido de milhões de hindus

primeiro-ministro indiano inaugura templo hindu sobre as ruínas de uma mesquita histórica

Primeiro-ministro indiano inaugura templo hindu sobre as ruínas de uma mesquita histórica

O primeiro-ministro indiano inaugurou esta segunda-feira um controverso templo construído sobre as ruínas de uma histórica mesquita na cidade de Ayodhya (norte), no âmbito do seu projeto populista de tornar o país num Estado hindu.

O templo, erguido sobre os escombros a mesquita do século XV e destruída há 30 anos por extremistas hindus, é dedicado a ‘Lord Ram’, uma das divindades do hinduísmo e atendeu ao pedido de milhões de hindus, venerado pelas virtudes da verdade, sacrifício e boa governança.

O partido de Narendra Modi e outros grupos nacionalistas consideram este novo tempo essencial para a sua visão destinada a reclamar o orgulho hindu que dizem ter sido suprimido por séculos de domínio do império Mughal e do colonialismo britânico e defendem o reforço da noção de Estado hindu em detrimento da democracia secular em vigor.

Modi e o seu partido Bharatiya Janata, no poder, esperam que a abertura do templo ajude o primeiro-ministro a garantir um terceiro mandato nas eleições gerais agendadas para a primavera. Mas com o templo ainda em construção, os críticos acusam Modi de uma inauguração precipitada para impressionar o eleitorado.

Cerca de 7.500 pessoas, incluindo membros da elite empresarial, políticos e estrelas de cinema assistiram à cerimónia através de um ecrã gigante instalado no exterior do tempo, enquanto um helicóptero militar lançava pétalas de flores sobre a assistência, indica a agência noticiosa Associated Press (AP).

“O nosso Lord Ram chegou após séculos de espera”, disse Modi num discurso após a cerimónia, aplaudido pelos milhares de assistentes. Assinalou ainda que o templo foi construído após “incontáveis sacrifícios” e testemunha uma Índia que se ergue “e quebra as cadeias da mentalidade esclavagista”.

“O dia 22 de janeiro de 2024 não é apenas uma data mas assinala o início de uma nova era”, frisou o primeiro-ministro ultranacionalista. O templo abre na terça-feira ao público e são esperados 100 mil visitantes por dia nos próximos meses.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World