“Idosos não devem ser deixados sozinhos, mas viver em família”

“idosos não devem ser deixados sozinhos, mas viver em família”

CLAUDIO PERI/EPA

Cidade do Vaticano, 27 abr 2024 (Lusa) – O Papa Francisco defendeu hoje, num encontro com milhares de avós e netos, que os idosos “não devem ser deixados sozinhos, mas viver em família”, assim se promovendo o diálogo entre gerações.

“Por vezes ouvimos frases como ‘pensa em ti’ ou ‘não dependas de ninguém’. São falsidades que enganam as pessoas, fazendo-as acreditar que é bom não depender dos outros, agir por conta própria, viver como ilhas”, lamentou o pontífice na Sala Paulo VI, no Vaticano.

O Papa advertiu que tais atitudes “só criam muita solidão”.

“Por exemplo, devido à cultura do descartável, os idosos são deixados sozinhos e têm de passar os últimos anos da sua vida longe de casa e dos seus entes queridos (…) Não devem ser deixados sozinhos, devem viver em família, em comunidade, com o afeto de todos. E se não puderem viver com a família, devemos ir ter com eles e estar perto deles”, pediu.

E prosseguiu: “a nossa sociedade está cheia de pessoas especializadas em muitas coisas, ricas em conhecimentos e com meios úteis para todos”, mas tudo isto está “ameaçado pelo egoísmo”.

“Se não for partilhada, se cada um pensar em si próprio, toda a riqueza se perderá, isso significará um empobrecimento da humanidade. E esse é um grande risco para o nosso tempo. A fragmentação e o egoísmo”, sublinhou.

Perante este cenário, o Papa argentino apelou para a criação de um mundo em que “ninguém tenha medo de terminar os seus dias sozinho”, não só promovendo “programas de assistência”, mas também “diferentes projetos de existência” que valorizem a idade como uma “riqueza para todos”.

Os idosos, disse, “vêm de longe porque viveram muitos anos e têm muito a ensinar”, como por exemplo “como a guerra é feia”.

O próprio Francisco confessou ter aprendido essa lição com o seu avô italiano, que viveu a Primeira Guerra Mundial: “Com as suas histórias, fez-me compreender que a guerra é horrível, que nunca deve ser feita”, disse, recordando depois uma canção que era cantada na frente de combate.

O Papa, de 87 anos, chegou à Sala Paulo VI sozinho e não na cadeira de rodas que utiliza habitualmente devido aos seus problemas nos joelhos, para participar neste encontro intergeracional organizado pela Fundação Età Grande.

No entanto, utilizou a cadeira para saudar os presentes no final da audiência.

Na sala do Vaticano, para além de milhares de avós e crianças, esperava-o o ator e comediante Lino Banfi, consagrado como o “avô de Itália” e que dedicou algumas palavras ao pontífice, declarando-o “avô do mundo”.

JFO // MSF

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World