Carros elétricos popularizam a configuração de tração nas quatro rodas

carros elétricos popularizam a configuração de tração nas quatro rodas

porsche-ppe-platform-used-in-the-macan-ev

75% das configurações de EVs têm tração nas quatro rodas nos EUA

Ao analisar o mercado de carros elétricos, notamos que o segmento migrou para os trens de força com tração nas quatro rodas (AWD). Os modelos com tração dianteira (FWD) e tração traseira (RWD) agora são minoria.

Mas nem sempre foi assim. Entre 2010 e 2013, havia apenas modelos FWD e RWD com motor único no mercado. As coisas mudaram no ano modelo de 2014, quando a Tesla introduziu uma versão AWD de motor duplo do Model S (85D).

No ano modelo de 2015, a Tesla expandiu a família de motor duplo para algumas versões (cerca de um quarto de todas as versões no mercado, na época) e, em seguida, dobrou a linha AWD com o recém-lançado Model X no ano modelo de 2016.

carros elétricos popularizam a configuração de tração nas quatro rodas

Tesla Model S Plaid

Tivemos que esperar até o ano-modelo de 2018 para ver o Tesla Model 3 AWD e até o ano-modelo de 2019 para ver o primeiro modelo AWD com motor duplo que não fosse da Tesla: o Audi e-tron SUV e o Jaguar I-Pace. Na época, a participação do AWD representava cerca de metade de todas as configurações de veículos elétricos.

O domínio do AWD progrediu, inicialmente por meio de modelos premium/de alto desempenho. No entanto, mais tarde, os modelos convencionais também começaram a receber versões com tração nas quatro rodas.

No ano modelo de 2023, vimos os primeiros EVs com três motores e tração integral – o Audi e-tron S, que era equipado com um motor elétrico na dianteira e dois motores elétricos separados na traseira. Enquanto isso, a Rivian apresentou seu trem de força com quatro motores e tração nas quatro rodas nos modelos R1T e R1S (um motor por roda).

carros elétricos popularizam a configuração de tração nas quatro rodas

Rivian R1T platform

Ter um sistema AWD com dois motores ajuda na tração e no desempenho, além de trazer alguns benefícios relacionados à frenagem regenerativa. As versões com três ou quatro motores podem melhorar ainda mais o desempenho por meio da vetorização de torque de determinadas rodas.

Também há desvantagens, na forma de complexidade, custo e peso. A eficiência também é ligeiramente comprometida, portanto, os modelos com um único motor estão no topo da classificação de consumo de energia. Também pode ser difícil instalar dois motores independentes na dianteira, pois esse é o eixo de direção.

O sistema de motor duplo é a maneira mais simples e econômica de obter tração nas quatro rodas. Também acreditamos que é “mais fácil” ou mais “nativo”, se você quiser, desenvolver um EV AWD com dois motores elétricos do que um veículo com motor de combustão interna com AWD.

carros elétricos popularizam a configuração de tração nas quatro rodas

Stellantis-STLA-Large-Platform-Side

Stellantis: STLA-Large Platform

Domínio do AWD em 2024

Há mais de 300 configurações individuais de EV à venda, incluindo diferentes tamanhos de bateria, faixas, configurações de trem de força e rodas. De acordo com nossos dados, aproximadamente três quartos (cerca de 250), ou 75% delas, têm tração nas quatro rodas.

No caso das configurações de tração dianteira, há apenas cerca de 30 delas (menos de 9%). As configurações de tração traseira representam quase 17% de participação (56 configurações).

Veja também:

    Esses números não significam automaticamente que as vendas de veículos AWD representam 75% – esse é o número de configurações -, mas parece que a eletrificação transforma o mercado de automóveis em AWD.

    Veremos se essa tendência continuará, porque, obviamente, os carros com motor único devem ser mais baratos e muitas empresas estão trabalhando agora em modelos mais acessíveis. Pode haver uma nova onda de modelos FWD/RWD e suas vendas podem ser maiores do que as do AWD daqui a alguns anos.

    News Related

    OTHER NEWS

    Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

    Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

    Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

    Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

    "Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

    O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

    Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

    Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

    Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

    Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

    MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

    A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

    Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

    Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
    Top List in the World