Rússia disponibiliza 300 centros de voto fora do país para presidenciais de março

rússia disponibiliza 300 centros de voto fora do país para presidenciais de março

YURI KOCHETKOV/EPA

Moscovo, 26 jan 2024 (Lusa) – O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo confirmou hoje que serão disponibilizados cerca de 300 centros de voto no estrangeiro, incluindo em “Estados hostis”, para garantir o direito de voto nas eleições presidenciais de março.

Segundo referiu a porta-voz do ministério, Maria Zajarova, vão ser disponibilizadas urnas em “todos os países em que há missões diplomáticas e secções consulares”, incluindo em “Estados hostis”.

A porta-voz da diplomacia russa salientou que serão criados cerca de 300 centros de votação, que irão abranger capitais e outras localidades.

Apesar deste número, Zakharova denunciou que os designados pela Rússia “países hostis” efetuaram uma série de manobras para impedir a abertura de mais espaços de votação.

“Infelizmente, o encerramento de quase 30 das nossas instituições no estrangeiro por decisão das autoridades de Estados hostis e uma redução significativa de pessoal nas restantes embaixadas reduziram significativamente a possibilidade de criação de espaços adicionais”, lamentou.

Zakharova exemplificou como “Estados hostis” os países bálticos, a Moldova, a Alemanha, os Estados Unidos, a República Checa e a Finlândia.

Segundo a agência noticiosa russa TASS, a porta-voz indicou estarem a ser tomadas as “medidas adequadas para garantir a segurança” nos locais de voto e dos membros da comissão eleitoral.

Nas mesmas declarações, Maria Zajarova alertou para as sanções administrativas e criminais previstas em caso de obstrução ao normal desenrolar do dia das eleições.

O Presidente russo, Vladimir Putin, está no poder desde 2000 e pretende garantir um quinto mandato presidencial, depois de também ter ocupado o cargo de primeiro-ministro entre 2008 e 2012.

Segundo as sondagens locais, Putin deverá vencer as eleições presidenciais de março com mais votos face a 2018, quando garantiu cerca de 76% dos sufrágios.

A oposição russa, cujo líder Alexei Navalny cumpre 30 anos de prisão num estabelecimento penitenciário no Ártico, acusa o Kremlin (Presidência russa) de preparar uma fraude eleitoral através do voto eletrónico, ao qual vão ter acesso um terço dos eleitores recenseados durante os três dias da votação, previstos entre 15 e 17 de março.

PL // SCA

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World