Caso das gémeas luso-brasileiras. Medicamento de quatro milhões foi pedido a um sábado e aprovado em dois dias

caso das gémeas luso-brasileiras. medicamento de quatro milhões foi pedido a um sábado e aprovado em dois dias

Gémeas luso-brasileiras e Matilde. A mesma doença, duas justificações diferentes para comprar o medicamento mais caro do mundo

O pedido de acesso aos medicamentos de quatro milhões de euros para as gémeas luso-brasileiras, que alegadamente beneficiaram de uma cunha do Presidente da República, foi feito a um sábado e aprovado em dois dias úteis. Depois de tantas incongruências no polémico caso, esta poderia ser apenas mais uma, mas não é, pelo menos de acordo com os médicos e farmacêuticos ouvidos pela TVI, do mesmo grupo da CNN Portugal.

Pedido a 29 de fevereiro de 2020, foi autorizado pelo Infarmed na terça-feira seguinte. Mas o Infarmed garante que já deu autorizações mais rápidas. “Temos processos que são tramitados no próprio dia”, esclarece a autoridade do medicamento.

No pedido ao Infarmed, a que a TVI/CNN tiveram acesso exclusivo, percebe-se que a justificação clínica para a administração do Zolgensma às gémeas era muito mais vaga do que a de outra criança que analisámos. Nesse documento, a neurologista que segue o caso escreveu apenas que as bebés tinham diagnóstico compatível com o medicamento e, uma vez mais, sublinhou que a consulta foi marcada pelo secretário de Estado da Saúde, à época António Lacerda Sales, que sempre negou conhecer este assunto.

Apesar do protesto dos médicos, as gémeas que conseguiram nacionalidade portuguesa três meses antes de irem para o Santa Maria foram mesmo tratadas. E foi a própria mãe a admitir que o processo não seguiu os trâmites normais e a envolver o nome do Presidente da República.

Quase um mês depois da revelação deste caso pela TVI, hospital de Santa Maria, Inspeção-geral das Atividades em Saúde e Ordem dos Médicos anunciaram a abertura de inquéritos. Já a PGR mantém-se em silêncio.

A Iniciativa Liberal e o Chega pediram, entretanto, para ouvir no Parlamento a antiga ministra da Saúde, Marta Temido, assim como o antigo secretário de Estado da Saúde, Lacerda Sales.

Marta Temido foi, para já, a única que anunciou estar disponível para esclarecer o caso.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World