Alerta! Estes hábitos de condução estão a gastar o seu dinheiro!

alerta! estes hábitos de condução estão a gastar o seu dinheiro!

Ninguém gosta de ter de desembolsar dinheiro suado por problemas que poderiam ter sido evitados, especialmente quando se trata do seu principal meio de transporte. Se conduz de certeza que já tem coisas suficientes para pagar sem terem de se preocupar com despesas adicionais. Mas a maioria das pessoas acaba por ter despesas excessivas com […]

Ninguém gosta de ter de desembolsar dinheiro suado por problemas que poderiam ter sido evitados, especialmente quando se trata do seu principal meio de transporte. Se conduz de certeza que já tem coisas suficientes para pagar sem terem de se preocupar com despesas adicionais. Mas a maioria das pessoas acaba por ter despesas excessivas com o automóvel devido a coisas que fazem – ou, mais importante, que não fazem. Assim estes hábitos de condução estão a gastar o seu dinheiro!

Alerta! Estes hábitos de condução estão a gastar o seu dinheiro!

Poupar cada cêntimo é importante, e é crucial esclarecer vários maus hábitos de condução que podem ser um grande sorvedouro para a sua carteira. Ignorar a manutenção, transportar demasiado peso, conduzir de forma agressiva, para citar alguns. Não pode simplesmente ignorar cada um destes hábitos que lhe roubam dinheiro.

Ignorar a manutenção do seu automóvel

Uma das piores coisas que os condutores acabam por fazer é desenvolver o péssimo hábito de não cuidar devidamente do seu carro. Não é segredo que pode ser muito fácil para alguns ignorar certas coisas que mantêm o seu carro a funcionar sem problemas, como verificar a pressão dos pneus regularmente ou certificar-se de que a mudança de óleo é agendada a tempo. Mas a importância das afinações e de outros hábitos de manutenção automóvel aparentemente mundanos, mas em última análise necessários, torna-se bastante clara quando se considera o que este padrão pode custar no futuro.

alerta! estes hábitos de condução estão a gastar o seu dinheiro!

melhor óleo para o motor

O facto de não estar a par de tudo pode afetar a eficiência do combustível, fazendo com que pague mais na bomba. Há também o fator do desgaste a considerar. Não mudar o óleo ou não manter a quantidade certa de ar nos pneus pode fazer com que o veículo necessite de novas peças e reparações. Isto para compensar a falta de manutenção, o que resulta em grandes facturas do mecânico. E, em determinadas circunstâncias, a falha total do motor é uma possibilidade. Se quiser poupar nas reparações e no consumo de combustível, a manutenção regular é crucial.

Travagem brusca

Os automóveis foram concebidos para parar rapidamente, se necessário, e é por isso que quando alguém carrega no pedal do travão para evitar um acidente, o carro, pára completamente, normalmente sem incidentes. Mas não é boa ideia adquirir o hábito de travar bruscamente ou com força, porque deteriora a suspensão, as pastilhas de travão e os rotores, levando à necessidade frequente de comprar peças de substituição e pagar a um profissional para a instalação.

alerta! estes hábitos de condução estão a gastar o seu dinheiro!

barulho no carro, alinhar a direção do automóvel

Além de acabar com idas dispendiosas ao mecânico, a forma como trava durante a condução também pode afetar o consumo de combustível do veículo. Se estiver a conduzir depressa ou a seguir alguém e for forçado a carregar no pedal do travão, acabará por ter de acelerar para compensar o impulso perdido, gastando assim mais combustível do que se conseguisse travar a um ritmo normal. De facto, uma travagem brusca pode danificar o seu veículo e o seu mealheiro.

Transportar demasiada carga

Se alguma vez atravessou o país de carro ou fez uma viagem de verão, provavelmente sabe que um veículo médio pode certamente suportar uma carga substancial de bagagem e mantimentos. Mas fazer todo esse trabalho pesado não é de graça ou sem sacrifício. De facto, conduzir com toda essa massa extra não só gasta muita gasolina como também sobrecarrega o seu veículo.

alerta! estes hábitos de condução estão a gastar o seu dinheiro!

Caiu num buraco

Um transporte sobrecarregado coloca mais pressão do que o normal no motor, na suspensão e nos travões. Para além disso, o excesso de peso pode levar a um maior consumo de combustível. Na verdade mais 30 quilos fazem gastar 2% mais. Isto significa um aumento dos custos de manutenção e mais viagens à estação de serviço para reabastecer. Além disso, se estiver a utilizar porta-cargas ou barras de tejadilho, estes não só aumentam os quilos, como também criam resistência ao ar, sobrecarregando o motor e prejudicando a quilometragem do combustível.

Conduzir de forma agressiva

A condução agressiva envolve uma série de acções, como excesso de velocidade, ultrapassagens e acelerações bruscas. Estas práticas sobrecarregam o motor e reduzem a eficiência do combustível, especialmente quando os condutores seguem demasiado de perto e travam bruscamente. Acelerar bruscamente nos semáforos e nas auto-estradas aumenta ainda mais o consumo de combustível, levando a um maior gasto de gasolina. Assumir este padrão errático de comportamento ao volante também agrava o desgaste de peças essenciais, como pneus, travões e outros componentes do veículo, levando a custos de manutenção mais elevados e à redução da vida útil do veículo.

alerta! estes hábitos de condução estão a gastar o seu dinheiro!

hábitos de condução

Além disso, estas manobras podem aumentar a probabilidade de se envolver num acidente, resultando em potenciais custos legais, pesadas contas de reparação e possíveis indemnizações.

Gastar demasiado dinheiro em gasolina

Quer se aperceba ou não, é possível que não tenha as melhores práticas no que diz respeito ao consumo de combustível do seu veículo. Alguns maus hábitos incluem ignorar o símbolo da luz de gás no painel de instrumentos e conduzir com o depósito de combustível baixo. Se o fizer, pode provocar um entupimento do filtro de combustível ou levar a um sobreaquecimento da bomba de combustível ou mesmo a uma avaria muito mais cedo do que o previsto.

alerta! estes hábitos de condução estão a gastar o seu dinheiro!

gasolina, hábitos de condução

Também deve ter em atenção a forma como abastece. Pode ser fácil parar na estação de serviço mais próxima, pagar o preço que quiser e seguir em frente. Mas há várias maneiras de reduzir o preço que paga pelo combustível. Por vezes, as pessoas investem em gasolina de alta qualidade para um veículo que não a requer especificamente, o que só serve para aumentar a sua dívida e não faz nada de especial pelo automóvel. Muitos condutores também têm tendência a ignorar os benefícios dos programas de recompensas de gasolina que os franchisings de fornecimento de combustível de confiança oferecem, o que pode fazer com que poupe uma boa quantia ao longo do tempo.

Agora já sabe quais os hábitos de condução que tem mesmo de evitar.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World