Guterres diz estar alarmado com relatos de bombardeamentos de civis em Myanmar

guterres diz estar alarmado com relatos de bombardeamentos de civis em myanmar

Bienvenido Velasco/EPA

Redação, 19 mar 2024 (Lusa) – O secretário-geral da ONU disse estar alarmado com os relatos de bombardeamentos de civis pela junta militar em Myanmar, numa altura em que os rebeldes continuam a ofensiva contra o exército no norte e oeste.

“[António Guterres] faz um apelo a todas as partes para que evitem incitar ainda mais as tensões entre comunidades. Está alarmado com os relatos de ataques aéreos contínuos do exército, incluindo hoje [segunda-feira] na cidade de Minbya, onde muitos civis terão sido mortos e feridos”, afirmou, na segunda-feira, em comunicado, o porta-voz do secretário-geral da ONU Farhan Haq.

O responsável português manifestou preocupação com a expansão do conflito no estado de Rakhine (oeste), que está a provocar deslocações e a “exacerbar vulnerabilidades e discriminações” já existentes, como a detenção e o recrutamento forçado de jovens rohingya, minoria muçulmana perseguida pelas forças armadas, acrescentou na mesma nota.

Neste sentido, Guterres deixou um apelo à comunidade internacional para que preste atenção à crise no país, reforçando as iniciativas regionais de proteção de refugiados, através da partilha de responsabilidades entre os destinos que recebem civis que fogem de Myanmar (antiga Birmânia).

Afirmou que a solução para o conflito passa por exigir a responsabilização pelas “graves violações” do direito internacional e por abordar as causas da “discriminação sistemática”.

Em outubro de 2023, três grupos rebeldes anunciaram uma ofensiva no estado de Shan (leste), tornando-se num dos maiores desafios para a junta militar birmanesa desde o golpe de Estado, em novembro de 2020.

Com o golpe, a junta anulou os resultados das eleições gerais em que a Liga Nacional para a Democracia da então líder “de facto”, a Prémio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, obteve maioria parlamentar.

Os militares argumentaram que houve fraude no processo eleitoral, uma alegação questionada pelos observadores internacionais.

CAD // EJ

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World